Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Notícias

Em clima de jogo vencido, Josué Neto (PSD) é reeleito ao cargo de presidente da Aleam

A composição presidida por Josué foi eleita com 19 votos. A chapa minoritária teve apenas dois votos e três deputados se abstiveram de votar



1.jpg Josué Neto (PSD) é reeleito ao cargo de presidente da Aleam
01/02/2015 às 15:29

Após a cerimônia de posse dos deputados estaduais eleitos, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na manhã deste domingo (1º), a Casa escolheu a sua Mesa Diretora em clima de jogo vencido.

A solenidade terminou com a eleição da chapa adiantada pelo A CRÍTICA no dia 6 de janeiro: Josué Neto (PSD) para a presidência; Belarmino Lins (PMDB) para a vice-presidência; David Almeida (PSD) e Bi Garcia (PSDB) para a 2° e 3 ° vice-presidência respectivamente; Abdala Fraxe (PTN) para secretário-geral; Sabá Reis (PR) e Adjuto Afonso (PP) para 1° e 2° secretário; e Ricardo Nicolau (PSD) para ouvidor/corregedor.

Essa composição foi eleita com 19 votos. Dois votos divergentes partiram dos deputados José Ricardo Wendling (PT) e Luiz Castro (PPS), que votaram na chapa minoritária composta por eles mesmos, nas posições de presidente e ouvidor/corregedor, respectivamente.


Além disso, Francisco Souza (PSC) e os PMDBistas Vicente Lopes e Wanderley Dallas se abstiveram de participar do pleito, questionando a composição da chapa majoritária.

Em nota de protesto, eles chamaram a chapa de Josué Neto de vergonhosa, alegando a pequena participação do PMDB nela. O documento aponta que o PSD tem o mesmo número de deputados eleitos que o PMDB, mas enquanto existem três membros do PSD na Mesa Diretora eleita, há apenas um do PMDB.

A nota ainda faz a ressalva que esse único PMDBista na chapa vencedora, Belarmino Lins, fez parte da composição por uma manobra política feita em bastidores, com o aval do governador José Melo (PROS), sem consulta com as dirigências do próprio PMDB. Apesar dessa divergência, a votação correu tranquilamente, iniciando por volta das 11h40 e terminando por volta das 12h45.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.