Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Notícias

Em entrevista, deputada federal eleita Conceição Sampaio elenca suas expectativas para o mandato

Ela toma posse juntamente com os outros sete deputados federais eleitos (três dos quais estão se reelegendo) neste domingo (1º) em Brasília



1.jpg Conceição será a única parlamentar mulher da bancada amazonense nessa legislatura
31/01/2015 às 15:04

A Câmara dos Deputados realizou na manhã deste sábado (31), no auditório Nereu Ramos, o terceiro encontro parlamentar para explicar aos 198 novos deputados federais a estrutura de funcionamento da Casa e promover debates sobre aspectos do cenário político brasileiro com os cientistas políticos Jairo Nicolau e Fabiano Santos. Eles receberam as credenciais e um kit com informações sobre a Câmara, Regimento Interno, Constituição e outras publicações.  Participaram de reuniões de boas-vindas dos partidos e também entraram em contato com as lideranças.

Dos cinco novos deputados do Estado do Amazonas, eleitos em outubro do ano passado, somente os deputados Hissa Abrahão (PPS-AM) e Conceição Sampaio (PP-AM) estiveram presentes no seminário, além do decano da bancada, Átila Lins (PSD-AM).

Em uma cadeira de rodas, recuperando-se de uma cirurgia na panturrilha (resultado da campanha eleitoral), Conceição Sampaio disse estar feliz porque viu concretamente, mesmo de forma temporária, o atendimento da Câmara dos Deputados aos deficientes físicos, uma bandeira de luta empunhada ao longo dos mandatos exercidos no Amazonas como vereadora e deputada estadual.

A única parlamentar mulher da bancada amazonense nessa legislatura disse que leva para Brasília a expectativa de mostrar o Estado com outro olhar, dar visibilidade ao que representa o Polo Industrial de Manaus que tanto preserva a floresta quanto cria milhares de empregos.

“O Brasil não pode olhar o Amazonas e a Zona Franca de Manaus somente porque houve a prorrogação e tudo está resolvido. Nós, da bancada, precisamos buscar melhorar para a infraestrutura logística , estrada, telecomunicações, portos para escoar essa produção do Polo Industrial com mais eficácia”, declarou Conceição Sampaio.

A parlamentar também disse que precisa sair a reforma política atendendo aos anseios da população que vem clamando por mudanças. E citou o caso dela, a única entre as poucas mulheres candidatas a se eleger deputada federal. “Nessa reforma política, essa questão do poder feminino precisa ser levado em conta, não somente por meio de cotas, mas os partidos precisam dar mais apoio e incentivar as candidaturas de mulheres”, declarou.

Posse

A posse dos 513 deputados federais para o mandato de 2015 a 2018 acontece neste domingo (1º de fevereiro) às 10h e às 18h, a eleição da Mesa Diretora. No Senado, a posse dos 27 senadores eleitos em outubro do ano passado para um mandato de oito anos (2015-2022) será às 15h, com a eleição do presidente e dos demais membros da Mesa Diretora logo após a cerimônia.

O Estado do Amazonas leva para a Câmara cinco novos deputados federais (Arthur Bisneto, Marcos Rotta, Hissa Abrahão e Conceição Sampaio) e o senador Omar Aziz (PSD-AM). Desse grupo, somente Alfredo Nascimento (PR-AM) têm experiência no Parlamento federal, pois, exerceu mandato de senador entre 2007 e 2014, sendo eleito para a Câmara dos Deputados no ano passado com 120.060 votos.

A bancada amazonense se completa com os três deputados reeleitos: Átila Lins (PSD-AM), Pauderney Avelino (DEM-AM) e Silas Câmara (PSD-AM). No Senado, além da entrada de Omar Aziz, o Amazonas conta com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Sandra Braga (PMDB-AM), que assumiu no lugar do marido, Eduardo Braga, que virou ministro de Minas e Energia nesse segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.