Publicidade
Cotidiano
Notícias

Em Manaus, comércio registra crescimento tímido das vendas na semana do Natal

Mesmo sem o balanço oficial das vendas fechado pelas entidades responsáveis, representantes do setor e lojistas acreditam em um incremento de médio 3%, bem abaixo da projeção inicial de 8% para o período que ffoi do dai 18 ao dia 24 de dezembro. 26/12/2014 às 15:40
Show 1
Apesar do crescimento abaixo do esperado, o Centro e os shoppings registraram bom fluxo de clientes
Juliana Geraldo Manaus (AM)

Mesmo com os esforços dos lojistas e centros de compra, que estenderam horários de funcionamento e apostaram em ofertas para atrair os clientes, o volume de vendas na semana que antecedeu o Natal (entre os dias 18 e 24 de dezembro) deve apresentar crescimento tímido na comparação com o mesmo período do ano passado.

A expectativa do comércio local, mesmo sem o balanço oficial das vendas concluído, é de um crescimento de 3%, abaixo da média de 8% projetada anteriormente pelos lojistas.

 De acordo com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion, o crescimento modesto já era aguardado em razão da instabilidade econômica do País, que faz com que o consumo seja reduzido.

Além disso, segundo ele, este ano, os consumidores de Manaus apresentaram uma diferença na hora de fazer as compras.

“Dois shoppings foram inaugurados recentemente, o que aumentou a oferta e diminuiu o fluxo de pessoas nas lojas do Centro. Portanto, por mais, que no plano geral, venhamos a registrar um crescimento, no cômputo geral dos lojistas o crescimento deve girar em torno de 3%”, avaliou.

Ano Novo
A expectativa , ainda segundo o dirigente, é de que a última semana do ano (de 26 a 31 de dezembro) registre um aumento nas vendas.

“Os comerciantes ainda não desistiram. Muitas lojas vão aproveitar para fazer uma queima de estoque adiantada e o consumidor que não gastou tudo no Natal, pode fazer bons negócios agora. Se houver uma recuperação neste intervalo, o resultado pode ser melhor para o setor”, ponderou.

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), o balanço oficial das vendas do comércio em Manaus deverá ser divulgado apenas na primeira semana de janeiro.

Brasil
Já o resultado nacional foi negativo em termos de vendas. De acordo com o indicador do SPC Brasil, o movimento de vendas a prazo na semana que antecede o Natal caiu 0,7% em relação ao ano passado.

Conforme os números do órgão, este foi o Natal mais fraco em volume de vendas nos últimos cinco anos

De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o resultado refletiu a tendência de desaquecimento das vendas no varejo observada ao longo de 2014, em virtude do cenário econômico desfavorável, com crédito mais caro, inflação elevada e baixa confiança do consumidor.

Publicidade
Publicidade