Publicidade
Cotidiano
Notícias

Em tempos de crise, feiras nacionais e internacionais devem movimentar a economia

Confederação Nacional das Indústrias já divulgou a agenda de feiras de negócios no exterior para empresários de diversas áreas 02/01/2016 às 15:02
Show 1
Feira Multissetorial Canton Fair, realizada em outubro na China, é um dos eventos do calendário internacional
juliana geraldo ---

Com o mercado interno a passos lentos, as exportações aparecem como uma importante alternativa para empresários e industriais no Amazonas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), até novembro de 2015, as exportações de produtos amazonenses geraram US$ 691,98 milhões em vendas. Embora o número seja 10,28% inferior ao alcançado no mesmo período de 2014, a diferença é bem mais amena em relação à queda das importações (-23,95%) que funciona como o termômetro da produção da indústria local.

‘De olho’ nesse cenário favorável, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) já organizou a agenda para 2016 de feiras internacionais de negócios que podem oportunizar ganhos para empresários brasileiros, incluindo os que atuam no Amazonas.

De acordo com o Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), que coordena a agenda junto a CNI , pelo menos sete feiras comerciais em diversos países já estão planejadas para o primeiro semestre. “O objetivo é proporcionar às empresas participantes o acesso a informações, inovações e tendências para que desenvolvam oportunidades de parcerias empresariais”, define o gerente CIN-AM, Marcelo Lima.

As feiras

Entre os eventos confirmados pelo CIN estão as feiras CEBIT - voltada para telecomunicações - e Hannover - para tecnologia -, ambas na Alemanha, sendo a primeira realizada entre os dias 14 e 16 de março e a segunda de 25 a 29 de abril. Nos Estados Unidos, ocorre de 26 a 28 de junho, a Summer Fancy Food Show, direcionada ao setor de alimentos, bebidas e hotelaria e nos Emirados Árabes, a Beauty Wolrd Middle East, se realiza entre os dias 15 a 17 de março. Também em março (de 18 a 21), os interessados na indústria de perfumaria, maquiagem e estética podem participar da Cosmoprof Bologna, na Itália.

A América Latina também está contemplada pela agenda do Centro. No Chile, ocorre a Expomim, de 25 a 29 de abril; Expocomer, de 8 a 14 de março, no Panamá.

Para Marcelo Lima, a intensificação da agenda de feiras internacionais vem como forma de combater a crise econômica. “Além disso, também estamos implantando um projeto de atração de investimentos para divulgar o Amazonas para empresários estrangeiros, possibilitando a vinda de missões e até formação de joint ventures, por exemplo. Nosso objetivo é reforçar as relações dos dois lados”, completou.

1º semestre março

- Expocomer - 8 a 14 - Panamá

- CEBIT - 14 a 16 - Alemanha

- Beauty Wolrd Middle East - 15 a 17 - Emirados Árabes

- Cosmoprof Bologna - 18 a 21 - Itália

abril

Hannover - 25 a 29 - Alemanha

Expomim - 25 a 29 - Chile

junho

Summer Fancy Food Show - 26 a 28 - Estados Unidos


Publicidade
Publicidade