Publicidade
Cotidiano
Notícias

Em tempos de gasolina cara, marca lança linha de veículo com motor a diesel

O Land Rover Discovery Sport Diesel é opção para aqueles que buscam um carro com maior autonomia e muita força para enfrentar situações off road 31/10/2015 às 11:58
Show 1
Discovery Sport Diesel pode percorrer até 900 quilômetros com apenas um tanque de combustível
ACRITICA.COM ---

A Land Rover traz ao mercado brasileiro a linha Discovery Sport equipada com motor SD4 diesel, opção para aqueles que buscam um veículo com maior autonomia e muita força para enfrentar situações off road.

O Discovery Sport Diesel tem tração nas quatro rodas e é equipado com motor 2.2 SD4 Turbodiesel de 190 cv de potência e 43 Kgfm de torque máximo desenvolvido a 1.750 rotações. Tal desempenho oferece força suficiente para fazer com que o modelo supere os mais desafiadores obstáculos fora de estrada com desenvoltura, ou mesmo transmita segurança em situações de retomada de velocidade, como em ultrapassagens.

O motor SD4 proporciona ampla autonomia e uma condução de muito conforto. Dependendo do estilo de condução do motorista, o Discovery Sport Diesel pode percorrer até 900 quilômetros com apenas um tanque de combustível, sem a necessidade de reabastecimento. A distância é a equivalente entre as cidades de São Paulo e Goiânia.

Tanta autonomia é possível graças à utilização do sistema de transmissão ZF-9HP com nove marchas, o mesmo utilizado na linha Range Rover Evoque e na versão a gasolina do Discovery Sport. Nele, as marchas mais baixas tiveram a relação encurtada para proporcionar mais torque e, com isso, mais agilidade nas retomadas e também mais robustez no tráfego fora de estrada.

Mudança nas marchas

Já as marchas mais altas tiveram sua relação alongada o que proporciona muito conforto e economia de combustível em velocidade de cruzeiro. Para que se tenha uma ideia, a 120 km/h e em nona marcha, o conta-giros está abaixo das 2 mil rotações por minuto. Além de preservar o motor, tal característica ajuda na maior autonomia de combustível, permite que os níveis de ruídos e trepidações da cabine sejam quase imperceptíveis e auxilia na diminuição das emissões de gases poluentes.

 A tecnologia de ponta do motor 2.2 SD4 traz sistemas focados na economia de combustível como o sistema IPSM – Inteligent Power System Management, que proporciona o carregamento inteligente da bateria que alimenta o sistema elétrico. Ele é feito com o armazenamento da energia cinética gerada enquanto o veículo está em processo de desaceleração. O sistema dispensa o combustível necessário para manter o sistema de carregamento da bateria em funcionamento.

Todas essas características fazem da linha Discovery Sport Diesel uma boa opção para aqueles que gostam de viajar longas distâncias. O modelo também conta com o Gradient Release, tecnologia que permite arranques suaves tanto em aclives quando em declives, com muita segurança.

Destaque

A linha Discovery Sport Diesel é equipada com o sistema Terrain Response que ajusta as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno. O sistema conta com os modos de condução normal, grama/neve/cascalho, lama/sulcos e areia, além do modo Eco, que maximiza a economia de combustível.

Publicidade
Publicidade