Publicidade
Cotidiano
MERCADO

Em tempos de renovação, empreendedoras do AM dão dicas para inovar nos negócios

Empreendedoras ensinam que o obstáculo pessoal pode ser um bom caminho para a inovação profissional 26/03/2016 às 14:15 - Atualizado em 26/03/2016 às 15:15
Show montagem 123
Geovanna Pires, da ‘Bem -sustentável’, encontrou no amor ao trabalho a solução para obstáculos na vida pessoal. Samantha Siqueira criou a ‘Celebrar’ para expandir e dar novos ares à ideia inicial da empresa de seu marido
Juliana Geraldo Manaus (AM)

A simbologia da páscoa vai muito além dos chocolates e guloseimas doces típicas do período. A Semana Santa carrega consigo, a história cristã de ressurreição e um sentido de renovação. Esse clima de transformação para o positivo também pode se estender à vida das pessoas, em diversas áreas. Portanto, nesta semana, a reportagem selecionou duas histórias de jovens empreendedoras que encontraram nos obstáculos da vida, a oportunidade de se renovar pessoal e profissionalmente, afinal, fazer o que se ama, também é uma forma de renovação.

A empresária, Geovanna Pires, de 27 anos, comanda a ‘Bem-sustentável’, uma marca de produtos feitos à base de materiais recicláveis, sobretudo resíduos de madeira. O sonho de Geo, como gosta de ser chamada, é, em uma ‘tacada só’, produzir molduras para quadros e outros itens charmosos e diminuir a quantidade de resíduos de madeira no meio-ambiente.

A proposta é desafiadora, mas já gera os primeiros frutos. Em sua marcenaria, localizada em um galpão alugado, na Estrada do Tarumã, ela prepara a sua próxima coleção de quadros sustentáveis. O cenário é de crescimento, mas nem sempre foi assim. A jovem empreendedora precisou vencer uma depressão para achar seu próprio caminho.

“Em 2012, eu morava em Porto Velho, onde nasci, e  fui diagnosticada com depressão severa. Passei quase um ano aprisionada pela doença. Em 2013, suspendi as medicações e dei um basta. Iria tomar as rédeas. E foi o que aconteceu. Em dezembro do mesmo ano, vim para Manaus e comecei uma nova etapa”, lembra.

Já em Manaus, ela estava em uma marcenaria quando viu a quantidade de madeira que sobrava e o que era possível fazer a partir daí. “Foi amor á primeira vista. Eu já tinha superado a doença, mas foi essa descoberta que me permitiu me ver livre dela para sempre. Larguei o emprego anterior e fui em busca do que eu queria. Renovei todas as energias”, comemora.

Inovação

A publicitária Samantha Siqueira, de 24 anos, enfrentou  desafios de outra ordem até chegar à concepção da Celebrar, uma  empresa focada no ramo de eventos e promoções. “Eu trabalhava com meu marido que, há 15 anos, se dedicava ao mercado de eventos do tipo gospel. Mas, a crise chegou, e com ela, nossas contas no final do mês não estavam batendo. Passamos muitas noites em claro, negando a ideia de fechar a empresa.  Foi quando decidi, ao invés de desistir, arriscar e expandir o nosso público alvo”, conta.

Samantha criou a celebrar, que além do público Gospel passou a captar clientes de outras áreas. “Fiz um evento empresarial e gostei do resultado.  Hoje organizamos, reuniões, palestras, vendas, treinamentos, promoções de marketing e até casamento se aparecer”, brinca.

Segundo ela, o ponto principal da ‘volta por cima’ passou pela expansão do olhar empreendedor. “A renovação e a inovação tem que ser constantes quando o assunto é empreendedorismo. Precisamos estar o tempo todo ligados nas novidades e estudando possibilidades. Hoje fazemos o que já amávamos e muito mais”, ressalta.

Álbum

Oprah Winfrey

Antes de ser apresentadora da TV americana, foi demitida por ser considerada inadequada para  telejornal.

Irmã Olsen

As gêmeas Mary-Kate e Ashley começaram como atrizes desde bebês, mas se encontraram no  mundo da moda.

Camila Coelho

A mineira  gravava vídeos de tutoriais de maquiagem para seu blog e hoje,  assina coleções  de moda e é garota propaganda.

Romero Rodrigues

O fundador do site Buscapé criou sua empresa na faculdade, com a ajuda de dois grandes amigos.

Irmãos Nogueira

‘Minotouro’ e ‘Minotauro’  começaram a carreira no MMA e se descobriram empresários, com a franquia Team Nogueira.

Abílio Diniz

Teve que superara crise nacional do Plano Collor para se firmar no ramo do varejo, no qual é referência no País.

Serviço

Bem-sustentável: Faz molduras e outros itens decorativos a partir de resíduos de madeira.

Info: 98469-1937

Celebrar: Promoção de eventos e campanhas de marketing

Info: 99143-4383

Publicidade
Publicidade