Sábado, 24 de Julho de 2021
SAÚDE

Em tempos de saúde mental fragilizada, Manaus recebe o primeiro Hospital-Dia da Região Norte

O hospital-dia é uma modalidade de atendimento de "internação parcial", em que o paciente realiza o tratamento ao longo do dia e, depois, pode retornar para casa, ao convívio com seus familiares.



877333_3B080632-6A3D-481E-88F1-37FFB492DBAE.JPG Foto: Divulgação
16/03/2021 às 17:54

Saúde mental tem se tornado cada vez mais um assunto sério e não por acaso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população, o que confere ao país a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto maior em casos de depressão.

Desde que a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, trazendo com ela mudanças significativas no estilo de vida de muitas pessoas, a saúde mental também foi impactada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, junto a médicos associados em 23 estados e no Distrito Federal, houve não apenas o aumento da procura por tratamento psiquiátrico, mas também o aumento da taxa de recaída de pessoas que já vinham em acompanhamento ou mesmo já tinham recebido alta.

Em Manaus, com o crescimento do número de internações e de mortos pela Covid-19 e a recente crise de falta de oxigênio, aumenta também a sensação de medo e ansiedade, além dos transtornos mentais causados pelo isolamento, alteração da rotina, preocupação excessiva com a própria saúde e a de familiares.

Neste cenário, poder contar com serviços especializados para tratar a saúde da mente é fundamental. É esta a proposta do Pensare, primeiro hospital-dia da região Norte do país, voltado para atender pessoas com diagnóstico de transtorno mental e idosos com algum tipo de limitação funcional.

"Hospital-dia é um serviço substitutivo, onde o paciente fica apenas durante o dia sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional. Aqui, ele usufrui de um projeto terapêutico individual, pensado para atender às suas demandas. Com esse acompanhamento mais intensivo, conseguimos reduzir muito as recaídas e internações em regime integral. Além disso, o paciente passa a conviver melhor no seu círculo social, já que sua reintegração sociofamiliar também é trabalhada em grupos terapêuticos", explica a diretora executiva do hospital, Silvana Nascimento. 

A proposta do espaço é oferecer suporte psicoemocional aos pacientes, além de um lugar adequado para que pessoas idosas possam praticar atividades lúdicas, físicas e de socialização. "A Pensare é um lugar que cuida da saúde mental das pessoas com carinho e empatia. Um lugar bonito aos olhos e agradável a alma, com cara de cuidado, não com cara de hospício", afirma a psiquiatra.

No hospital-dia Pensare, pessoas que buscam suporte psicoemocional passam por um primeiro momento de acolhimento gratuito e avaliação multiprofissional. Depois, realizam tratamento ambulatorial, com médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, entre outras especialidades.

Os pacientes passam a seguir um plano terapêutico adequado às suas necessidades, onde é determinado quantos dias na semana é necessário ir ao hospital. "Nossa metodologia é avaliar e atender o paciente de forma ampla, multiprofissional com atividades diversas como ioga, atividade física, grupos terapêuticos e oficinas terapêuticas e lúdicas. Além disso, também atendemos pacientes em crise e em urgência psiquiátrica", complementa Silvana.

O hospital-dia é uma modalidade de atendimento de "internação parcial", em que o paciente realiza o tratamento ao longo do dia e, depois, pode retornar para casa, ao convívio com seus familiares. Em psiquiatria, a modalidade é a primeira de Manaus e visa colaborar para a saúde mental da população que tem passado por tempos tão difíceis.

Ajudare: Grupo terapêutico de apoio ao Luto

Em meio às consequências da crise causada pela pandemia de covid-19, o hospital-dia Pensare lançou também um grupo de apoio voltado para pessoas e famílias com dificuldade de gerenciar o luto: o Ajudare.  O grupo terapêutico visa proporcionar acolhimento e auxílio psicológico a quem precisa, neste momento, (re)aprender a seguir em frente. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas nas redes sociais @pensaresaudemental.



 

SERVIÇO:

Hospital-Dia Pensare

Local: Rua Fragata, 1222. Petrópolis.

(92) 99521-3703/3083-1603

Instagram: @pensaresaudemental

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.