Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Notícias

Em um ano, 588 pessoas recebem tratamento em centro de reabilitação no Amazonas

O Centro tem 5 mil metros quadrados de área construída e capacidade para internar até 120 pacientes, por um período de 90 dias


07/04/2015 às 12:28

Criado para dar oportunidade de tratamento gratuito contra a dependência ao álcool e outras drogas, o Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz atendeu 588 pacientes no primeiro ano de funcionamento. Inaugurada em março do ano passado, a unidade estadual de saúde já é referência pelo tratamento oferecido, segundo o governador José Melo, ao aliar cuidados médicos-ambulatoriais a oficinas terapêuticas, capacitação e atividades esportivas.

Em visita ao Centro na manhã desta terça-feira (7), no quilômetro 53 da rodovia AM-010, o governador destacou o resultado alcançado no primeiro ano da unidade que integra a rede estadual de atenção psicossocial. “É uma satisfação poder ver nos olhos de pacientes e familiares a esperança de uma vida nova, longe das drogas. Esse é o resultado que esperamos e o Centro tem cumprido esse papel, resgatando lares e famílias através de um trabalho dedicado dos seus profissionais”, disse.

O Centro tem 5 mil metros quadrados de área construída e capacidade para internar até 120 pacientes, por um período de 90 dias.

O Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz completou um ano de funcionamento no dia 28 de março e apresenta um balanço positivo do trabalho realizado na unidade. Dados estatísticos mostram que 588 pacientes passaram pela unidade de saúde neste primeiro ano e tiveram a chance de receber um tratamento qualificado e diferenciado na busca de controlar o uso abusivo de álcool e outras drogas e voltar ao convívio social e familiar.

O Centro, construído e mantido pelo Governo do Estado do Amazonas, faz parte da rede estadual de atenção psicossocial, e é uma unidade referenciada para tratar e reabilitar pacientes que fazem o uso abusivo do álcool e de outras drogas. “A questão das drogas é tratada no mundo inteiro como uma epidemia e aqui nós não podíamos pensar que é diferente, por isso o Governo do Estado assumiu pra si essa responsabilidade de construir e manter esse Centro e resgatar essas pessoas dando a elas a oportunidade de se libertar das drogas”, explica o secretário de estado de saúde, Wilson Alecrim.

A unidade está localizada no km 53 da rodovia AM 010, que liga os municípios de Manaus e Rio Preto da Eva, tem uma estrutura de 5 mil metros quadrados de área construída e capacidade para internar até 120 pacientes, por um período de 90 dias.

Além do tratamento médico-ambulatorial, os pacientes participam de oficinas terapêuticas e capacitação, como oficinas de artesanato, música, biojoias, corte e costura, panificação e confeitaria. De acordo com a gerente do programa estadual de saúde mental, Maria de Lourdes Siqueira, o objetivo é dar a oportunidade do paciente, após a reabilitação, desenvolver algum tipo de atividade que possa gerar renda.

No Centro, os pacientes também são incentivados a estudar e realizar provas do exame supletivo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). De acordo com o diretor da unidade, Pablo Gnuztmann, neste primeiro ano 478 alunos se submeteram ao exame e mais de 80% conseguiram aprovação.

Um outro diferencial no tratamento ofertado pelo Centro é o envolvimento direto das famílias no tratamento do residente. “Toda semana nós temos um momento com as famílias, eles participam de atividades junto com paciente e são orientadas a manter esse apoio constante que é fundamental para o sucesso do tratamento”, explica Lourdes Siqueira.

A unidade conta com quatro alojamentos divididos entre masculino, feminino e adolescente, todos com salas de TV e cinema e ambientes climatizados. A unidade está apta a receber e tratar adultos e adolescentes acima de 14 anos.

 *Com informações da assessoria de comunicação. 


publicidade
publicidade
Confira a lista dos 774 convocados no concurso da Susam de 2014
Governador assina convocação de 774 classificados do concurso da Susam
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.