Sábado, 06 de Junho de 2020
política

Em vídeo, Marcelo Ramos pede que Wilson Lima e Josué Neto superem diferenças

O parlamentar pediu também para que as bancadas federais e os deputados do Amazonas, assim como órgãos estaduais, trabalhem em conjunto para salvar vidas



marcelo_B1A2BB83-B413-48C4-8F58-884D22E2A962.JPG Foto: Reprodução / Internet
01/05/2020 às 15:13

O deputado federal Marcelo Ramos (PL) divulgou, nas suas redes sociais, uma carta fazendo um apelo ao governador Wilson Lima (PSC) e ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto (PRTB), para que superem as diferenças e, neste momento, unam forças para combater um inimigo comum: a Covid-19 que já levou à morte mais de 400 pessoas no Estado.

O parlamentar apelou também para que as bancadas federais e os deputados estaduais do Amazonas, além do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas ajam em conjunto para salvar vidas.



O vídeo foi postado após notícia de que Josué, num ato monocrático, decidiu dar prosseguimento ao pedido de impeachment de Wilson Lima apresentado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). “Em 2016 marchamos juntos na campanha para a Prefeitura de Manaus. Naquele ano sonhamos construir uma alternativa de governo, vislumbrando oferecer uma mudança transformadora. Com esperança, nos entregamos a esse propósito, e durante toda nossa bela caminhada, vimos a verdadeira alegria refletida nos olhos da nossa gente”, disse o deputado. 

O deputado relata a trajetória política de Wilson e Josué. E as diferentes posturas e convicções. E diz que essas diferenças, “em tempos normais”, fazem parte do ambiente político.  “O fato é que não estamos vivendo tempos normais, mas num tempo que registramos quase 400 mortos pela Covid-19, corpos enterrados em valas coletivas, pessoas sufocando em casa por falta de leitos nos hospitais, profissionais de saúde contaminados por falta de EPIs e imagens de desespero de familiares e pacientes em frente às unidades de saúde. Diante desse cenário, preciso fazer um apelo: a união da bancada federal, deputados estaduais e governador pode ajudar a salvar muitas vidas”, afirmou.

“Proponho, portanto, um encontro de forças. De todos nós, em busca de um plano de ação possível, urgente, de recursos, equipamentos, estrutura, proteção dos trabalhadores da saúde e todas as ações que possam diminuir o sofrimento da nossa gente. Um verdadeiro Pacto pela Vida”, disse.

Marcelo Ramos também fez um chamamento para todos os  prefeitos, os demais poderes e os órgãos (TJAM, TCE, MPE, imprensa) para comporem esse pacto contra o  coronavírus e os efeitos sanitários, econômicos e sociais decorrentes dele. “Tudo indica que Maio será o pior mês do pico de contaminação, por isso mesmo precisaremos do melhor de todos nós”.

Governança

Um dia antes do vídeo de Marcelo Ramos, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) propôs, durante sessão virtual da ALE-AM, a urgência de um pacto de governança entre os poderes para unificar forças no enfrentamento da Covid-19.

Serafim sugeriu que  precisam sentar juntos para discutir medidas de combate e prevenção à pandemia: o governo do Estado, Assembleia Legislativa (ALE-AM), Ministério Público Estadual (MP-AM), Tribunal de Contas (TCE-AM), Tribunal de Justiça (TJ-AM), Defensoria Pública (DPE-AM) e Prefeitura de Manaus.

“Faz tempo que venho defendendo que para o enfrentamento das crises que o estado vem registrando desde 2015 para cá é necessário um pacto de governança. O que seria isso? Um entendimento entre governador, presidente da ALE-AM, do TJ-AM, do TCE-AM e chefe do MP-AM e prefeito de Manaus. Essas seis pessoas, em torno de uma mesa, despidos de qualquer pretensão pessoal, mas visando o interesse público, sentarem e trocarem ideias da melhor maneira de como a gente vai sair desse imbróglio”, disse.

E propôs que o presidente da ALE-AM, Josué Neto fizesse esse contato entre os órgãos com o objetivo de alinhar a primeira reunião. “O que estou vendo é que cada um está remando para um lado e nós estamos vendo confrontos entre poderes sem que os objetivos sejam alcançados. Então, eu proponho ao presidente Josué Neto, que tente buscar isso”, disse.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Carta aberta ao Governador do Amazonas, Wilson Lima, e ao Presidente da Assembleia Legislativa do Am, Josué Neto Caros Governador Wilson Lima e Presidente Josué Neto Em 2016 marchamos juntos na campanha para a Prefeitura de Manaus. Naquele ano sonhamos construir uma alternativa de governo, vislumbrando oferecer uma mudança transformadora. Com esperança, nos entregamos a esse propósito, e durante toda nossa bela caminhada, vimos a verdadeira alegria refletida nos olhos da nossa gente. Somos resultados de nossas decisões, de nossas escolhas, e isso é tão verdadeiro que no ano seguinte decidimos seguir por trajetórias diferentes, certamente com igual vontade de servir nosso estado, nossa cidade e o nosso povo. Hoje Wilson Lima é governador do Amazonas, Josué é Presidente da Assembleia e eu sou Deputado Federal, cada um nutrindo suas convicções e posturas, diferenças e opiniões, o que é absolutamente normal e até saudável. Sim, a política admite tudo isso. Em tempos e condições normais, assim seguiríamos, estimados colegas. O fato é que não estamos vivendo tempos normais, mas num tempo que registramos quase 400 mortos pela Covid-19, corpos enterrados em valas coletivas, pessoas sufocando em casa por falta de leitos nos hospitais, profissionais de saúde contaminados por falta de EPIs e imagens de desespero de familiares e pacientes em frente as unidades de saúde. Diante desse cenário, preciso fazer um apelo: a união da bancada federal, deputados estaduais e governador pode ajudar a salvar muitas vidas. Proponho, portanto, um encontro de forças. De todos nós, em busca de um plano de ação possível, urgente, de recursos, equipamentos, estrutura, proteção dos trabalhadores da saúde e todas as ações que possam diminuir o sofrimento da nossa gente. Um verdadeiro Pacto pela Vida! Caro Governador Wilson, Prezado Presidente Josué, estou aqui estendendo minhas mãos e capacidade de trabalho. Sei que vocês são bons homens, vamos transpor as diferenças e lutar juntos. Estou aqui, e sei muitos estarão também, juntos, ao lado do povo nessa batalha. [LEIA O RESTANTE NOS COMENTÁRIOS]

Uma publicação compartilhada por Marcelo Ramos (@marceloramospl) em

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.