Publicidade
Cotidiano
Notícias

Embrapa Amazônia Ocidental oferece 51 novas bolsas de iniciação científica

Os candidatos poderão concorrer às bolsas em diversas áreas, como: agroecologia; agrofloresta; ciência do solo; comunicação social e outras 01/06/2015 às 14:50
Show 1
O processo seletivo corresponde ao período de 2015-2016
acritica.com Manaus (AM)

Nesta semana, a Embrapa Amazônia Ocidental lançou o edital para oferta de 51 bolsas de Iniciação Científica, destinadas a alunos de graduação. O processo seletivo corresponde ao período de 2015-2016 e tem calendário de inscrições disponível entre os dias 8 e 19 de junho.

Os candidatos poderão concorrer às bolsas em diversas áreas, como: agroecologia; agrofloresta; avaliação de impacto de tecnologias agropecuárias; ciência do solo; comunicação social; cultura de tecidos de plantas; design gráfico e programação visual; economia rural e agronegócio; editoração; engenharia de software, inteligência computacional, programação para WEB e/ou dispositivos móveis, mineração de dados e geoprocessamento; entomologia; fertilidade do solo; fitopatologia; fitoquímica; fitotecnia; genética e biologia molecular; geoprocessamento; gestão ambiental; horticultura; manejo e física do solo; manejo florestal; melhoramento genético; melhoramento vegetal; microbiologia; nutrição de peixes; nutrição de plantas; olericultura; piscicultura; plantas medicinais; polinização; recuperação de áreas de pastagens degradadas; reprodução de peixes; sanidade de peixes; silvicultura; sistemas agroflorestais; sociologia e antropologia; e tecnologia da informação.

Os estudantes interessados podem acessar o edital na página inicial do site da Unidade.

No documento estão todas as regras que orientam o processo seletivo, como prazos, procedimentos e documentos necessários, além das áreas disponíveis e seus respectivos orientadores.

No mesmo local o aluno ainda encontra o formulário de inscrição, formulário do plano de trabalho e formulário do currículo Lattes do orientador, assim como as normas técnicas para redação e preenchimento dos documentos.

Dúvidas e Informações

O candidato pode tirar dúvidas sobre o processo seletivo por meio do Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental, com a analista Deise Maria Pessoa de Souza.

O telefone para contato é o 3303 7833, ou o e-mail. O endereço é rodovia AM 010, km 29, zona rural.

O deslocamento até a Unidade pode ser feito por transporte público, através da linha de ônibus 430 (Colônia Japonesa – T1 – Centro).

O programa

O Programa de IC da Embrapa Amazônia Ocidental conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas). Das 51 bolsas disponibilizadas, 40 são financiadas pelo Paic e 11 pelo Pibic.

O Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários (Cibe), que organiza o processo seletivo de bolsistas de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental, informa que atualmente há uma grande diversidade de áreas e orientadores, e incentiva a participação dos estudantes de diversas universidades no programa de IC da empresa.

“Além da experiência obtida em um ano de dedicação à iniciação científica na Embrapa, o bolsista poderá adquirir conhecimentos extras oferecidos pelo Cibe em conjunto com os demais setores que englobam palestras e cursos com diversos temas em prol do crescimento profissional do aluno”, ressalta o coordenador do Cibe e pesquisador da Embrapa, Jony Dairiki.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade