Publicidade
Cotidiano
Inovação sobre rodas

Empreendedores apostam em serviços delivery motorizados, em Manaus

Salão de beleza, borracharia e pet shop atuam de forma itinerante, podendo ir aonde o cliente estiver 17/07/2016 às 17:17
Show 1108728
Salão Universo da Beleza desperta curiosidade por onde passa e faz sucesso em vários bairros. (Fotos: Márcio Silva)
Rebeca Mota Manaus (AM)

No momento de vulnerabilidade financeira enfrentado no País, muitas pessoas buscam alternativas para garantir uma renda fixa e se reinventar em seus negócios. É o caso de três empreendedores que desenvolveram ideias incomuns e criativas como alternativa de renda. As inovações são o Salão Universo da Beleza, montado em um ônibus especialmente adaptado; a Borracharia Móvel Manaus e os Animados Pet Móvel.

Em comum, os empreendimentos têm o fato de oferecerem serviços diferenciados e de forma itinerante, pode ir aonde o cliente estiver. 

Percebendo a dificuldade dos clientes irem até as empresas, os empreendedores desenvolveram uma forma que facilitasse a ida deles para resolver rapidamente os problemas. Com os serviços prestados, economizam  tempo, agilizam os serviços, captam mais clientes e lucram mais.

Beleza no ônibus

Depois de três anos e meio trabalhando em um salão fixo, Sandra Saldanha, 47, descobriu, a partir de uma pesquisa, uma nova maneira de trabalhar. Ela já havia trabalhado, anteriormente, em um consultório odontológico móvel, mas, por problemas pessoais do antigo dono, a empresa acabou e ela ganhou o ônibus como forma de rescisão.

Sandra reformulou todo o veículo para montar o Universo da Beleza Móvel, fechou os salões fixos e passou a atuar nos bairros de Manaus. O itinerário inclui, regularmente, os bairros Educandos, Centro, Distrito Industrial I e II e Morro da Liberdade, sempre das 8h às 18h.

O salão Universo da Beleza Móvel é composto por duas manicures e três cabeleireiros. Além dos pontos fixos, eles participam de eventos em empresas e festas populares, na capital e no interior. 

“Nós vamos nas instituições para deixar as pessoas mais bonitas, principalmente no Polo Industrial de Manaus. Os donos das empresas gostam deste tipo de serviço oferecido para os funcionários, é como um estímulo para eles, pois aumenta a autoestima”, comenta a microempresária. 

De acordo com Sandra, o que mais atrai a clientela é, justamente, a curiosidade em ser atendido dentro de um veículo adaptado. “O ônibus funciona como um salão normal e o preço é bem popular. O pessoal fica admirado, elogia e aprova o serviço. E querem saber como é por dentro ”, conta.

Borracharia Móvel atende toda a cidade

Com dificuldades de ir até os clientes que moram em lugares distantes, o empresário Jailson Silva, 42, criou a primeira borracharia móvel. Ideia  desenvolvida em uma Saveiro branca, modelo 2004. O carro começou a funcionar com as novas funções desde dezembro do ano passado e, tem agradado por onde passa.

Possui equipamentos como: um cilindro de ar, câmaras para pneus e motos. A borracharia móvel resolve problemas comuns de veículos atendidos em uma borracharia comum, como concerto de câmaras de ar, de vulcanização fria e quente. Além de apoiar a troca de pneus.

“A ideia surgiu para dar suporte às varias borracharias que já existem nos bairros Santa Etelvina, Cachoeirinha, Cidade de Deus e Aleixo. Além de ajudar os clientes, já que eles precisam, às vezes, de algum serviço na sua própria garagem, e como forma de economizar tempo, nós vamos até eles. O carro é equipado por máquinas de deslocamento, de vulcanização e compressor pneumático”, explica Jailson.

A Borracharia Móvel Manaus que funciona há sete meses atende 24 horas por dia. O negócio tem agradado a clientela e o empreendedor já pensa em adaptar novos veículos para ampliar a gama de serviços oferecidos.

Criatividade em pet shop móvel

Motivado pela necessidade de melhorar a renda, o militar Izaias Mendes, 36, decidiu montar uma empresa. Realizou pesquisas de mercado, para saber qual tipo de segmento caberia e proporcionaria maiores rendimentos. Até que foi despertado por meio de um programa de televisão sobre micro empresas e pequenos negócios. Então adotou a sugestão de modernizar a sua empresa por meio de um veículo.

Definido o segmento - Pet Shop -  já que sua esposa é veterinária, Izaias começou a personalização do Furgão. Customizou a empresa no Estado de São Paulo, com os equipamentos para oferecer serviços de banho e tosa. E depois de cinco meses de espera, o furgão chegou em Manaus.

“Nós queríamos algo totalmente inovador e, aqui em Manaus, não existia nenhuma empresa que personalizasse e equipasse com as ferramentas necessárias o nosso veículo. Tudo era escolhido com todo detalhe pelo telefone e e-mail”, diz Izaias.

Izaias ressalta que os serviços oferecidos pelo Pet Shop Móvel são exclusivos pelo fato de serem realizados no próprio veículo. “Nossa empresa é exclusiva, os banhos e tosas são feitos no próprio furgão. Já as outras empresas, vão a domicílio, porém realizam os banhos na própria casa do cliente, muitas vezes em lugares inapropriados, como quintal, banheiro e pátio”, comenta Mendes. 

Outro ponto que Izaias destaca é o fato de que o pet móvel tem chances  menores de transmitir doenças aos animais. “O pet shop fixo tem maiores probabilidades de passar doenças aos bichos, por ficarem presos em gaiolas”, conta.

A aposta é certa. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) o setor faturou R$ 18 bilhões em 2015.

Publicidade
Publicidade