Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Notícias

Empresa dá dicas de como aumentar a motivação profissional diante da crise econômica

Um diálogo com os líderes e o planejamento de metas a serem alcançadas são algumas das mais eficientes alternativas para que os profissionais não fiquem desmotivados e consigam atravessar essa turbulência econômica de maneira mais tranquila



1.jpg De acordo com Eliana Pinheiro, corporate partner da SBCoaching, essa queda na produtividade precisa ser trabalhada de maneira conjunta entre líderes e funcionários
06/08/2015 às 21:49

Trabalhar com o fantasma de uma possível demissão e sentindo diariamente os reflexos da crise econômica que toma conta do mercado profissional pode ser o pontapé inicial para a queda brusca no desempenho de profissionais de vários segmentos de mercado.

Um diálogo mais direto com os líderes e o planejamento de metas a serem alcançadas em um curto prazo são algumas das mais eficientes alternativas para que os profissionais não fiquem desmotivados e consigam atravessar essa turbulência econômica de maneira mais tranquila.

De acordo com Eliana Pinheiro, corporate partner da SBCoaching, essa queda na produtividade precisa ser trabalhada de maneira conjunta entre líderes e funcionários. “O líder deve definir o que espera que os liderados façam com total clareza. Papéis claros aumentam o desempenho e a motivação do time e contribuem para que atinjam o sucesso.

A definição do que precisa ser feito é função do líder tanto quanto acompanhar metas e resultados”, explicou.

Segundo Renata Nunes, também corporate partner da SBCoaching, é papel do gestor dar feedback constante ao funcionário em relação ao seu desempenho e às metas que ele precisa alcançar. “O líder precisa ter a sensibilidade para perceber essa insegurança do colaborador e a partir daí orienta-lo a mudar a sua rota profissional para que o desempenho aumente.

O funcionário também precisa entender que o gestor não tem interesse em ver sua queda profissional, com desinteresse no trabalho e desempenhando suas funções com insegurança e medo”, pontuou.

O planejamento das metas a serem alcançadas e a proposta de novos desafios é um mecanismo a mais de motivação dos colaboradores, afirmou Marcelo dos Santos, também corporate partner da empresa.

“O sentimento de que precisa superar a si mesmo e ganhar maior visibilidade na empresa faz com que os funcionários vistam a camisa da empresa, tornando-se assim mais motivos e, consequentemente, mais eficientes em seus resultados”, destacou.

A SBCoaching é uma das empresas que tem tido grande destaque nacional na formação de profissionais de vários segmentos em Manaus. A empresa já influencia esses profissionais a alcançarem metas cada vez mais ousadas e impactantes nos seus negócios.

Dicas para dar mais motivação e alinhar o entendimento entre chefes e funcionários:
Feedback constante em relação ao trabalho do profissional. Se estiver ruim, o gestor precisa dar opções de como melhorar o desempenho desse profissional.

O gestor precisa mostrar claramente o que espera daquele profissional e qual a real importância dele na empresa.

O trabalho conjunto (líder e colaboradores) em metas, objetivos e novos desafios.O colaborador precisa sentir certa autonomia para cumprir suas metas. Trabalhar sob pressão pode aumentar o sentimento de desmotivação.

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.