Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
AÇÃO SOCIAL

Empresa de energia lança projeto de educação sustentável em Silves e Itapiranga

Implantação de 17 hortas agroecológicas em unidades de ensino dos municípios beneficiará professores, alunos e famílias na pandemia



5db79676-a300-41ca-aff5-9c0305bb061a_5165C29B-2426-443F-8CAB-1F3D4CEE8D87.jpg Foto: Divulgação/ENEVA
16/04/2021 às 14:50

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, vai implementar seu primeiro projeto social no Amazonas: o Educação Sustentável. A iniciativa prevê a implantação de hortas agroecológicas em 17 escolas de Silves e Itapiranga, além de cursos e oficinas sobre o tema para estudantes e profissionais de educação das duas cidades. O projeto será executado ao longo desse ano.

A gerente de Responsabilidade Social, Elizabeth Teles, explica que o principal objetivo do Educação Sustentável é promover o debate coletivo entre os estudantes e disseminar informações socioambientais em escolas e associações comunitárias da região.



“A educação ambiental visa, principalmente, o aumento de práticas sustentáveis, assim como a redução de danos ambientais e um consumo mais consciente. Com isso, ela promove a mudança de comportamentos”, avalia. Para ela, projetos como esse, realizados no ambiente escolar, são de grande importância. “Desde cedo, as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável. Assim, aprendem valores sociais, desenvolvem habilidades, competências e aprimoram seus conhecimentos”, afirma.

O Projeto Educação Sustentável vai implantar hortas agroecológicas em espaços ociosos de 17 unidades de ensino municipais da região. Além disso, fará a capacitação de profissionais de educação que vão apoiar os estudantes nas atividades extra sala.

Nas escolas, as oficinas abordarão conteúdos teóricos e práticos de sustentabilidade, segurança alimentar e protagonismo social. Todas as atividades seguirão as recomendações preventivas da OMS e as orientações estaduais e municipais contra a COVID-19.

Os temas trabalhados foram construídos conforme a realidade dos grupos envolvidos, como qualidade ambiental, conservação do meio ambiente, reaproveitamento de alimentos, entre outros.

Por causa da pandemia, o projeto foi readequado e está incluído no processo de retorno às aulas municipais, com duração prevista de nove meses.

Sobre a Eneva

A Eneva é maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 10 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km². Com um parque de geração termelétrica com 2,8 GW de capacidade instalada, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II) e Roraima (Jaguatirica II). Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, mais limpo, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa, entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.

Cronograma:

  • Maio: Implantação das hortas 
  • Junho: Plantio Selecionado
  • Maio a Outubro: Capacitações
  • Julho e Outubro: Colheitas 
  • Outubro e Novembro: Replicação

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.