Publicidade
Cotidiano
DINHEIRO

Empresários fazem uso da tecnologia para expandir seus negócios sem sair de casa

Diversos serviços que já migraram para o mundo digital, desde terapia a consultoria financeira. Conheça alguns. 26/01/2019 às 14:59 - Atualizado em 27/01/2019 às 06:12
Show edeed 3cc5df5b 3030 4662 abf3 81e66eedb2de
(Foto: Yasmin Feitosa)
Rebeca Beatriz Manaus (AM)

Ao longo dos anos, a internet se tornou palco de novos negócios. Não à toa, há uma infinidade de  serviços em diversos segmentos do mundo digital. Educação, saúde, consultorias e finanças estão entre as principais demandas, mas também há procuras inusitadas e novos mercados.

Com a ascensão da tecnologia, a gama de serviços online  é gigantesca. A indústria online amplia as oportunidades de movimentar a economia, com qualidade de vida para quem fornece algum bem ou produto, e, para quem utiliza.

O educador financeiro Gabriel Pozzetti ministra aulas pela internet sobre finanças, investimentos e afins. Segundo ele,  a internet é uma boa ferramenta para esse tipo de trabalho. No entanto, é importante que o usuário saiba reconhecer se os profissionais envolvidos possuem bagagem para a prestação do serviço. 

“Aposte em quem é comprovadamente uma pessoa que está no ramo há anos, não em um guru que surgiu da noite para o dia. Aposte em quem mostra resultados, sem ser um conto perfeito e uma linha reta”, alerta. 

Ainda no setor educacional, o mundo online conquista pela flexibilidade e dinâmica de ensino, além dos valores acessíveis. A diretora da Escola de Redes Sociais, Ana Celia Costa, acredita que  treinamentos e consultorias em redes sociais geram nichos e alternativas para quem busca diversidade de serviço, economia de tempo e dinheiro. 

“É uma realidade que faz com que as empresas possam explorar o mercado. O consumidor é quem sai ganhando com mais opções. Mas vender pela internet é um desafio e um campo para se aprimorar ainda mais”, destaca.

Explorando

A todo instante, aparecem novas ‘janelas’ a serem maximizadas no mundo online. A pluralidade desses serviços fez com que a arquiteta Najara Paixão ampliasse sua rede de serviços. Em parceria com a também arquiteta Thaís Dias, Najara criou, há um ano o ‘Decora Já’, serviço de assessoria em arquitetura de interiores. O maior acesso de clientes, atualmente é pelas redes sociais.

“A internet é um portfólio aberto de ideias, novidades e tendências.  Em se tratando de decoração de casa principalmente, pois a pessoa consegue se inspirar e ser mais assertiva a partir de um leque maior de opções”,  conta Paixão. 

Disciplina

Disciplina é a palavra de ordem para fazer qualquer tipo de serviço pela internet dar certo, independente se você é quem oferta ou recebe. A dona de casa Sheyla Melo entende bem o significado disso. Desde 2017 praticando ginástica em casa, pela internet, ela conta como tem sido a experiência.

“Pratico em média uma hora e meia de ginástica todos os dias, acompanhando videoaulas e sites que me dão esse auxílio. Não escolhi fazer ginástica em casa por motivos financeiros, mas por não gostar muito do ambiente da academia. Porém, reconheço que é possível economizar bastante e obter bons resultados, mas tudo depende da dedicação da pessoa”, diz.

Expansão online

De acordo com estudos da Cisco e da Sandvine, que fazem estudos e projeções globais para o mundo online, o número de equipamentos conectados nas redes IP chegará a três vezes mais do que a população mundial em 2020. Ou seja, com cada vez mais pessoas conectadas, mais negócios no mundo online tendem a surgir. 

Finanças

É cada vez mais comum que os brasileiros utilizem o mundo online para melhorar as finanças. Há sites e aplicativos que dão aquela ajudinha na hora de dar uma guinada na renda mensal. Além disso, videoaulas também são bastante procuradas pelas pessoas que estão dispostas a engordar o cofrinho. Focar na organização financeira por meio da internet requer foco e disciplina.

Consultorias

Nem todo mundo encontra tempo ou consegue guardar dinheiro para frequentar um terapeuta ou consultor. A solução para este problema tem sido recorrer aos ‘consultórios online’. Basta entrar em contato nos sites especializados no assunto e agendar um horário para atendimento. É importante verificar  se os profissionais são registrados.

Varejo

É praticamente impossível falar do crescimento de serviços pela internet e não mencionar compra e venda online. A possibilidade de adquirir um bem ou serviço sem precisar sair de casa fez o mercado. É tão solicitada que fez o mercado  de e-commerces crescer 13,5% só no primeiro semestre de 2018, comparado aos pedidos online do mesmo período do ano anterior.

Educação

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a procura pela educação à distância tende a crescer mais do que a educação presencial até 2023. As pessoas aproveitam da flexibilidadde das aulas online para aprenderem um novo idioma, tocarem algum tipo de instrumento ou cursarem faculdade ou cursos profissionalizantes.

Outros serviços

A diversidade de serviços no mundo online não para! Quando você pensa que já viu de tudo, ainda pode ser surpreendido. Além de todos os itens citados anteriormente, há consultorias para viagens, serviços de estética e beleza, serviços voltados para o cuidado com o seu animal de estimação, entre outros. A internet tem se mostrado um mercado em poetenciall expansão.

Oportunidade de emprego

Para o especialista em tecnologia Luiz Eduardo Leal, a internet tem aberto uma grande quantidade de empregos. "No entanto, não há pessoas o suficiente que estejam  se especializando para esses empregos. A expansão de negócios pela internet se dá porque há a possibilidade de reduzir todos os custos relacionados a operacionalização de dar consultorias ou aulas, já que a internet tem plataformas maravilhosas. Tudo que tem relação com ensino está em alta. Ensino à distância, cursos, palestras, workshops, mesa redonda, consultoria em grupo e consultoria individual. A possibilidade de crescimento na internet é exponencial, ao contrário de outros mercados. Principalmente a estratégia de montar a sua empresa de forma online pensando nesse momento de ensino é o diferencial”, comentou.

Publicidade
Publicidade