Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Notícias

Empresários se reúnem com Eduardo Braga para falar sobre a unificação do ICMS

O relator do Projeto de Resolução do Senado (PRS), senador Delcídio Amaral, ao apresentar parecer sobre a matéria, manteve a alíquota de 12% para o estado


19/04/2013 às 12:48

Diretores da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) se encontraram nesta quinta-feira (18) com o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) para demonstrar apoio à alíquota diferenciada do Imposto sobre Ciculação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais de produtos oriundos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Nesta semana, o relator do Projeto de Resolução do Senado (PRS) nº01/2013, que unifica o imposto, senador Delcídio Amaral (PT/MS), ao apresentar parecer sobre a matéria, manteve a alíquota de 12% para o estado, conforme proposta enviada à Casa pela presidenta Dilma Rousseff.

Segundo o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, há uma grande preocupação dos lojistas em relação à unificação do ICMS e, por isso, eles apoiam a defesa feita no Senado por Eduardo Braga e os outros senadores da bancada pela alíquota diferenciada para o Amazonas. O relatório de Delcídio Amaral deve ser votado na próxima semana na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

“Essa alíquota de 4% em nível nacional e 12% para o estado do Amazonas seria um grande ganho para a economia em geral e para o comércio em particular; seria um grande ganho para a indústria e seria nossa sobrevivência por morarmos tão longe e diante de uma logística tão pesada e tão cara que hoje nós pagamos”, disse Assayag.

Informações

O encontro com o senador amazonense e líder do Governo Federal no Senado serviu para que os dirigentes pudessem ter informações sobre matérias e projetos de interesse nacional e também voltados para o estado que tramitam no Congresso Nacional ou são desenvolvidos pelo governo federal.

Ralph Assayag disse que a entidade pretende fazer um levantamento de todos os temas de interesse para a categoria para que possa ser debatido entre os lojistas.

“Queremos saber onde nós podemos ajudar e ser ajudados na área do comércio. Isso (a conversa) foi muito importante porque saímos com outro gás, com outra vontade, outro pensamento de fazer investimentos em nosso estado. E lógico também que disponibilizando nosso apoio a todas as ações que o senador esteja fazendo”, disse.

Energia elétrica

Uma das informações repassadas por Braga sobre projetos voltados para o Amazonas foi a oferta de energia elétrica no estado. O senador informou que a energia do Linhão de Tucuruí deve começar a abastecer a capital no mês de setembro.

“Com o Linhão, poderemos resolver os problemas atuais de falta de energia. Também resolveremos nosso problema de internet banda larga, pois junto com as linhas de transmissão poderemos ter cabos de fibra ótica, que vão proporcionar uma internet mais veloz ao estado”, disse o senador aos dirigentes.

publicidade
publicidade
Bolsonaro e Paulo Guedes se contradizem ao falar sobre Zona Franca de Manaus
Jerônimo Antunes renuncia do cargo no Conselho da Petrobras
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.