Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
meninas_empreendedoras.jpg
publicidade
publicidade

INOVAÇÃO

Intraempreendedorismo: empresas crescem ao tentar valorizar a prata da casa

A nova tendência do mercado é aproveitar os talentos de dentro da própria empresa na hora de desenvolver novos projetos


02/06/2018 às 16:14

Diante das relações no mercado de trabalho contemporâneo, o trabalhador não é o único a vivenciar mudanças. As empresas também têm o desafio de se reinventar. Dentro desse modelo surge o conceito de ‘intraempreendedorismo’, criado há mais de 30 anos, que aos poucos tem se popularizado no mercado. A tendência é aproveitar os talentos de dentro da própria empresa na hora de criar novos projetos. Quem fez, aprova o resultado.

O diretor do Grupo Spot, empresa do ramo de Recursos Humanos brasiliense, Lucas Mendonça reconhece a necessidade de que as empresas têm de ousar nessa nova tendência.  

“Criar programas de inovação interna é incentivar as pessoas a terem mais ideias e colocarem essas ideias em ação. As empresas devem crescer enquanto constroem. Isso é o que todas  buscam, mas poucas têm a coragem de ousar”, resume.

Explosão de ideias

Há dois anos a diretoria da Spot se reuniu para planejar o futuro da empresa.  Após pesquisas, identificou-se   uma dificuldade em comum nas empresas: engajar as pessoas para atingir os melhores resultados.  Assim, foi criada a Movve, primeiro projeto de, que atualmente tem projetos em sete países.

 Ampliação do Programa
A partir dessa experiência e com a convicção de que é possível obter ideias novas dentro da própria empresa, foi criado o Comitê de Inovação. Os profissionais que apresentavam melhores resultados e visão crítica foram convidados a compor este comitê. A equipe é     composta por seis pessoas, recebe treinamentos voltados para inovação, gamificação, tecnologias, metodologias ágeis, entre outros.
Para a consultora de Recursos Humanos, Maurikeli Teles, descobrir-se  empreendedora foi uma surpresa agradável.
“Nunca pensei em empreender, mas neste processo descobri o verdadeiro significado da palavra: Empreender não é necessariamente criar um novo negócio, mas inovar e transformar ideias em realidade”.

publicidade

 A coordenadora de Atração e Aquisição de Talentos Camila Ramos acredita que o segredo para atingir bons resultados é inovação. “O foco hoje está no aperfeiçoamento dos processos internos e no desenvolvimento de novos produtos. Fiquei completamente encantada com a possibilidade de colocar em prática aquilo em que acreditamos”, diz.
Em resumo, empreender é o primeiro passo para começar  mudar o mundo.

Pontos

  •  Explorar

Empresas devem criar um ambiente onde exista a  troca de ideias e experiências de mercado.

  •  Incentivar

 A ideia de emprego mudou. A ge    ração do mercado é outra. As pessoas querem trabalhar com o que gostam. E falar sobre isso é incentivar.

 

  •  Demonstrar

 Falar dos riscos e das vantagens. Citar exemplos de pessoas que tentaram e conseguiram, é escancarar as possibilidades.
 

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.