Publicidade
Cotidiano
Notícias

Equador Log de R$ 150 milhões será inaugurado nesta quarta-feira (13) em Itacoatiara

Quando as duas outras etapas do projeto tiverem sido concluídas, a capacidade total de armazenagem aumentará para 160 milhões de litro, transformando o Equador Log no maior terminal privado de abastecimento de combustíveis da Região Norte 12/03/2013 às 11:00
Show 1
Tanques em que serão armazenados os combustíveis que chegarão ao terminal Equador Log por meio de navios
acritica.com ---

Três anos depois e investimento total de R$ 150 milhões – a maior parte oriunda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) –, o Grupo Dislub Equador vai inaugurar nesta quarta-feira (13), em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), a primeira fase do  Equador Log, com capacidade para armazenar 59 milhões de litros de combustíveis, como gasolina, álcool  e diesel.

Quando as duas outras etapas do projeto tiverem sido concluídas – a previsão é a de que elas iniciem ainda em 2013, de acordo com a necessidade do mercado –, a capacidade total de armazenagem aumentará para 160 milhões de litro, transformando o Equador Log no maior terminal privado de abastecimento de combustíveis da Região Norte e pondo fim ao problemas de desabastecimento desse insumo em decorrência da vazante dos rios da Amazônia.

Os combustíveis a serem armazenados serão oriundos de refinarias nacionais e estrangeiras, os quais chegarão ao terminal trazidos por navios petroleiros com capacidade de até 65 mil toneladas. A distribuição ocorrerá através de embarcações/balsas, permitindo o acesso às hidrovias dos rios Amazonas, Madeira e Tapajós, entre outras. Essa logística permitirá acessar com menor custo os mercados.

Beneficiários

O novo terminal portuário e tancagem, que fica na rua Carlos Henrique Mohering, 1300, bairro Jauary II, vai favorecer em particular o mercado de combustíveis de Manaus, em especial a Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), que trás de refinarias de outras regiões do País o complemento das necessidades de gasolina e óleo diesel da região Norte, através de navios.

Em termos práticos, o Equador Log otimizará o abastecimento de várias áreas da Amazônia, por que os navios que transportam esse produto para a Região agora poderão ter maior capacidade de carga, a qual será desembarcada no terminal e daí enviada em volumes menores – por meio de balsas, por exemplo – para os demais estados da região (Rondônia, Acre, parte do Mato Grosso e Pará), em qualquer época do ano.

Outro fator importante é o crescimento e a geração de empregos e renda em Itacoatiara. Isto porque o próprio empreendimento abrirá oportunidades de trabalho para ao menos 150 pessoas, entre funcionários diretos e terceirizados.

Além disso, será aberta outra frente de ocupação e renda por meio das atividades afins, tais como manutenção e licenciamento de embarcações, abastecimento de gêneros alimentícios para navios e balsas, hotelaria, restaurante e serviços correlatos. Por fim, o próprio município de Itacoatiara sairá ganhando com o incremento em seus cofres do Imposto Sobre Serviço (ISS).  

Publicidade
Publicidade