Domingo, 26 de Maio de 2019
QUARTA-FEIRA

Equilíbrio fiscal será tônica da mensagem do Governo na Assembleia Legislativa

Leitura da mensagem está marcada para a quarta-feira, na Assembleia Legislativa, e Melo quer destacar medidas adotadas para garantir a saúde financeira e fiscal do Estado



JOE_9842-01.jpeg
Governador José Melo vai inicar o terceiro ano de seu mandato (Foto: Joel Arthus / Secom)
30/01/2017 às 06:06

Após declarar que não vai esperar mais por seus assessores e secretários para promover o governo, José Melo (Pros), trará como tônica de seu discurso, durante a leitura da mensagem governamental, na quarta-feira, às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), as medidas adotadas para garantir a saúde financeira e fiscal do Estado, incluindo o pagamento em dia dos salários do funcionalismo público. 

Para o terceiro dos quatro anos de seu mandato, Melo irá destacar os investimentos planejados para 2017, na ordem de R$ 1,5 bilhão em recursos, resultado de empréstimos, e que serão investidos na construção de novas escolas de tempo integral na capital e interior, infraestrutura, habitação, com destaque para a nova Matriz Econômica Ambiental.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), a Matriz Econômica Ambiental deve receber cerca de R$ 450 milhões em investimentos “ajudando a alavancar o uso sustentável dos recursos naturais tendo a piscicultura, fruticultura e a mineração como pilares”.

“O Amazonas dispõe das condições ideais para criar peixe em cativeiro e tornar essa atividade econômica uma alternativa de desenvolvimento no interior. É uma vocação natural que o nosso governo tem priorizado. Queremos alavancar o modelo. Além de apoiar os pequenos, estamos trabalhando para atrair os investimentos do setor privado”, disse o governador.

Entre os principais investimentos que englobam a nova Matriz estão também os polos de cosméticos e fármacos com matéria prima regional. “A implantação da nova Matriz Econômica Ambiental é algo fundamental. Temos como base produzir proteína, consorciado com a fruticultura. Vamos incentivar e trabalhar para a base mineral ser explorada”, destacou José Melo. A expectativa é que 48 vicinais em todo o Estado ganhem asfalto e ajudem a facilitar o escoamento da produção.

Saúde e Educação

Na área de saúde, o governo Melo vai reafirmar sua prioridade em investimentos, anunciar a entrega do Hospital da Zona Norte, reformas de grandes hospitais como o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, o Adriano Jorge e a construção de um novo prédio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon).

O novo prédio da Fcecon contará com um Centro de Oncologia com 30 novos leitos de quimioterapia, ampliando dessa forma para 47 leitos exclusivos para este tipo de tratamento da doença. 
Além dos novos leitos, estão previstos para o Centro de Oncologia a criação de 10 consultórios para atendimentos clínicos e um centro cirúrgico no formato “Day Hospital” – Hospital-Dia, onde serão realizadas cirurgias de pequeno e médio porte, com o intuito de proporcionar mais celeridade às cirurgias de alta complexidades no centro cirúrgico da FCecon.

Na educação, o governador deverá anunciar o lançamento de um pacote para a construção de novas escolas de tempo integral na capital e interior, reforma e construção de escolas padrão e reforma de quadras poliesportivas para o lançamento do programa ‘Todos Pela Vida’, que vai focar na prevenção à criminalidade e que envolve diversas secretarias.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.