Publicidade
Cotidiano
Notícias

Equipar para vencer: publicitária cria empresa na sala de estar

Paula Quintão largou a carreira de publicitária, trabalhou como feirante e criou um site para compartilhar o que sabe com os outros. O resultado é um ótimo negócio 23/11/2014 às 18:39
Show 1
Trabalhando online, ela produz conteúdo para o site e promove cursos e treinamentos
CAMILA LEONEL ---

Empreender é um grande desafio para quem aceita “andar com as próprias pernas” e esse desafio é maior quando se decide investir em um campo tão vasto e onde tanto conteúdo é publicado a todo o momento. A internet é um mundo de possibilidades, mas é preciso usar as ferramentas certas para que o negócio sobreviva.

Um bom exemplo de empreendedorismo digital que deu certo é o da fundadora do site “Equipar para Vencer”, Paula Quintão. A publicitária, mestra em Ciências da Informação e doutoranda em Ciências do Ambiente, trabalha em casa desde 2013 produzindo conteúdo para o site, dando palestras e cursos sobre empreendedorismo e carreira. Além de publicar livros, vídeos e prestar serviços de consultoria.

A empreitada de Paula começou em abril de 2013 com duas ações ao mesmo tempo: uma presencial, em que ela ia a empresas oferecer treinamentos e consultorias; a outra ação era a produção de conteúdo para a internet. A segunda atividade gerou uma grande audiência para o projeto e hoje, o trabalho é 100% online.

“Até as coisas que eu faço presencialmente, a internet fez o caminho”, diz. Após um ano e meio, Quintão conta que sua renda vem exclusivamente da internet. O segredo do sucesso em tão pouco tempo é publicar bastante conteúdo de alta qualidade de forma gratuita. “Hoje, de tudo o que produzo, 80% é gratuito. É preciso ter muito conteúdo gratuito para que as pessoas tenham confiança no meu trabalho e façam o curso”.

Diferencial

Em meio à grande concorrência do meio digital, o diferencial do conteúdo do Equipar para Vencer é que, misturado às dicas e técnicas, é possível perceber as vivências e lições que Quintão aprendeu impressas nos vídeos e artigos.

“Quando eu começo a escrever um artigo, ou faço um vídeo, sempre tem algo da minha vivência que está misturado com aquilo. Isso os torna únicos. Fazer isso com naturalidade é um dos segredos. Deixar fluir, não tentar imitar ninguém e colocar a minha essência”, explica a empreendedora.

Os treinamentos oferecidos são abertos periodicamente. Além disso, Paula nunca repete os cursos, exceto se o treinamento tiver muita demanda. Ela conta que, na última semana, fechou uma turma para o curso “Oficina de aprimoramento”. O curso dura de dois a três meses e é 100% online. O valor do curso é R$ 297.

Além dos cursos, Quintão promove um curso que reuniu três mil pessoas do Brasil e de outros países. Trata-se do Conaei, que contou com 18 palestrantes de vários lugares do mundo, mais de 20 horas de transmissão de conteúdo e 5.200 e-mails com perguntas e comentários. Tudo organizado na mesa da sala de estar de Paula. Uma nova edição está prevista para dezembro.

Realização pessoal

Por trás da ideia do “Equipar para Vencer” está uma história de busca por realização pessoal. Paula, que é natural de Ouro Preto (MG), veio para Manaus “de mala e cuia” há cinco anos por ter se apaixonado pela cidade. Por três anos, ela trabalhou em uma produtora, mas não era feliz profissionalmente.

Ela começou a buscar alternativas rentáveis e que trouxessem realização. No meio do caminho, Paula pensou em ser feirante para “se livrar do ponto eletrônico” até que chegou à conclusão de que queria algo mais.

“Respondi duas perguntas que eu encontrei num blog: “o que você faria a partir de amanhã se um médico te dissesse que você tem mais dois meses de vida?” e “O que você faria se ganhasse na loteria?”.  A partir daí, a publicitária decidiu que iria compartilhar o que ela sabia. “Foi isso que me fez criar o equipar: compartilhar conhecimento”.

Publicidade
Publicidade