Publicidade
Cotidiano
Notícias

Eron Bezerra rebate críticas de deputado à Sepror-AM

O Secretário destaca que o senso do IBGE, de 2010, aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor primário (agropecuária) no AM foi 6,2% 07/06/2013 às 11:48
Show 1
Eron não digeriu afirmação do deputado Orlando Cidade de que produção rural encolheu
acritica.com ---

O Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror-AM), Eron Bezerra rebateu nesta quinta-feira (06) críticas feitas pelo deputado Orlando Cidade à secretária e a forma como ela conduz a política agrícola no Estado.

Eron destaca que o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor primário (agropecuária) no Amazonas foi 6,2%. O percentual fica acima da média do PIB nacional para o setor, que foi de 5,3%.

“Apesar de não sermos um Estado agrícola e sim um Estado industrial o peso do setor primário do Amazonas é maior do que a média do PIB nacional deste setor. Se analisar isso você vai perceber que o Amazonas está à frente de outros estados, como São Paulo, por exemplo, que é um Estado potente, forte agronomicamente, forte agricolamente e sua participação nacional do PIB da agroindústria é de apenas 1,9%”, explicou destacando que a estimativa é que o PIB do setor este ano fique acima dos 6%.

Na piscicultura, em 2012, o Amazonas produziu mais de 16.979 toneladas de peixe. O número é diferente dos divulgados pelo deputado, que disse que o Amazonas produz apenas 1.100 toneladas. O município de Rio Preto da Eva lidera o ranking dos municípios que mais produzem, com sete toneladas de pescado. Através do programa Peixe Popular, destaca Eron, o excedente do pescado é comercializado a preço mais baixo as comunidades carentes da capital.

Publicidade
Publicidade