Publicidade
Cotidiano
'Outubro Rosa'

Especialista alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil 11/10/2016 às 16:12
Show como fazer auto exame das mamas 15
Com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, o Centro Literatus (CEL) adere à campanha Outubro Rosa
acritica.com

Com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, o Centro Literatus (CEL) adere à campanha Outubro Rosa. “Queremos conscientizar e enfatizar a importância do autoexame das mamas e o reconhecimento de alterações suspeitas”, destacou a diretora de Educação Profissional do CEL, Amanda Estald.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil. Não existe uma causa única para o câncer de mama, no entanto a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Em grande parte dos casos, o câncer de mama tem mais chances de tratamento e cura quanto é detectado em fases iniciais. “Por isso, ao longo do mês, estaremos realizando uma série de palestras entre os nossos colaboradores, alunos e empresas parceiras da instituição, como as concessionárias Murano e Shizen, para promover o acesso a informações sobre a doença que causa mais mortes por câncer em mulheres.”, informou a diretora do CEL.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido dos mamilos

Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação e diagnóstico. 

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade