Publicidade
Cotidiano
MERCADO DE TRABALHO

Especialista dá dicas para ajudar profissionais a reconhecer oportunidades de crescimento

Para profissional esmo com as incertezas da crise econômica é possível gerar oportunidades quando se analisa de outra forma 08/02/2017 às 09:09
Show 02202
acritica.com

O profissional deve estar sempre em busca de novos desafios e oportunidades, seja para dar um “upgrade” na carreira e conquistar a tal sonhada promoção, mudar de emprego, fazer a empresa onde atua crescer ou até mesmo começar um próprio negócio. “Mas para que isso aconteça é preciso olhar o mundo com outros olhos, vencer o medo, sair da zona de conforto e ter iniciativa para fazer as coisas acontecerem”, destaca a administradora e professora do CEL-Literatus, Laren Carmem.

E mesmo com as incertezas da crise econômica é possível gerar oportunidades quando se analisa de outra forma. Como diz o ditado popular, “Enquanto alguns choram, outros vendem lenços”. E o que não faltam são cases de sucesso de profissionais, que, mesmo com esse cenário, conseguiram inovar na empresa em que atuam ou conseguir uma recolocação no trabalho. Criatividade, flexibilidade e inovação são algumas habilidades essenciais no mercado.

 Uma das dicas da especialista é procurar manter sempre o networking com profissionais da área de atuação, pois é desta forma que é possível saber como anda o mercado de trabalho, quais empresas que atuam, quais estão contratando e tendências no setor. Caso tenha sido desligado da empresa, manter a tranquilidade e um bom relacionamento com o antigo gestor e colegas de trabalho pode ajudar futuramente ao solicitar recomendações profissionais.

 “Além disso, é importante que o profissional também esteja aberto a trabalhos temporários ou freelancer, nunca se sabe de onde uma oportunidade pode surgir”, comenta Laren. Entretanto, ela aponta que encontrar as melhores vagas de emprego não é uma questão de sorte, mas sim de qualificação.

Cursos de idiomas, palestras e eventos da área de atuação do profissional são algumas formas de se manter atualizado e qualificado para o mercado. “Há ainda os cursos livres, que por serem rápidos e práticos são investimentos que permitem que o aluno amplie suas habilidades em pouco tempo”, apontou a professora do Literatus.

Os cursos técnicos oferecem uma qualificação maior. O curso Técnico em Administração, um dos mais procurados no CEL- Literatus, além de garantir uma formação, ampla possibilita que o profissional atue em vários setores. Ele pode administrar atividades nas áreas fiscal, financeira e contábil, trabalhar com logística de materiais e bens e serviços, além de planejar e executar processos de recrutamento e seleção e avaliação de desempenho de colaboradores.

O curso também favorece as pessoas que desejam empreender. A qualificação técnica garante um aprimoramento e uma boa preparação do empreendedor para lidar com questões que envolvem seu negócio no dia a dia. Assim, o curso pode ser uma excelente oportunidade para quem quer montar o próprio negócio e empreender, mas que ainda não tem conhecimentos aprofundados na área.

 Os interessados em receber informações sobre carreira, capacitação, cursos, recolocação no mercado de trabalho ou como fazer para aumentar a renda familiar podem se cadastrar no link bit.ly/ColoqueSeuNome e passarão a conhecer todas as novidades disponibilizadas pelo CEL- Literatus.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade