Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
Notícias

Especialista dá dicas para não perder o foco nas provas do PSC durante as festas de final de ano

Coordenadora do Curso pré-vestibular das escolas Idaam, Ludmylla Gonçalves orienta candidatos sobre como se divertir no fim de ano sem perder o foco no exame, que teve as provas adiadas para fevereiro



1.jpg Ludmylla Gonçalves, que dá as dicas para os estudantes, é coordenadora do curso pré-vestibular das escolas Idaam
11/12/2015 às 19:43

Os candidatos que iriam realizar as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), adiadas para fevereiro, devem passar o fim de ano em meio a um impasse: aproveitar o momento para reforçar a preparação, “enfiando a cara” nos livros pelos próximos dois meses, ou aproveitar as férias e as festas para relaxar a mente, curtir um merecido descanso e deixar para retomar os estudos mais perto da prova?

Para a coordenadora do curso pré-vestibular das escolas Idaam, Ludmylla Gonçalves, manter o foco nos estudos é fundamental para que os candidatos encarem o adiamento da prova como uma oportunidade de melhorar a preparação. Mas sem excessos, inclusive, de horas de estudo: descansar a mente é fundamental. “Agora dá tempo de revisar e resgatar conteúdo. O ideal é que o candidato mantenha o ritmo, porque entrar de férias e ficar no ritmo de férias até a prova, de alguma forma, pode acabar prejudicando”, alertou.

O segredo, revela Ludmylla, é organizar as horas de estudo, conciliando com as comemorações de fim de ano.  “Àqueles alunos que já estão de férias, a minha sugestão é que mantenham uma carga horária de estudos de pelo menos 4h por dia, de segunda a sexta feira, durante esses 10 dias que antecipam as festas de fim de ano. Após esse período, curtam as festas, curtam a família, aproveitem o momento para relaxar. No entanto, pelo menos na segunda semana útil de janeiro, o candidato precisa voltar a estudar para não perder o foco”, reforçou a coordenadora.

Tentar refazer as provas dos processos seletivos anteriores também é uma boa alternativa de resgate de conteúdos, orienta  Ludimylla. A preparação precisa ser direcionada aos assuntos que vão cair na prova.

Sozinho ou em grupo? 

A essa altura do “campeonato”, o candidato  deve fazer uma autoanálise para entender como ele rende melhor, orienta Ludmylla. Segundo ela, o cursinho é indicado para quem não consegue manter uma rotina, seja por não conseguir estudar sozinho, ou  porque, em casa, não consegue ter um momento de calma, sem barulhos, de concentração. “Nesse aspecto o cursinho ajuda a revisar e colocar uma rotina, com horários específicos para estudar cada disciplina”, explica.  “Mas o aluno não pode cair na ilusão de que só as aulas do cursinho resolverão tudo, ele precisa ir para o cursinho, mas também precisa, na sua casa, se aprofundar no que foi ensinado em sala de aula, para não ficar com dúvidas”, complementa.

Para quem consegue estudar sozinho em casa, ela recomenda: basta fazer um roteiro, distribuindo horas para cada disciplina, estabelecendo metas de quantidade diárias de exercícios que precisam ser resolvidos e ter disciplina. E, claro, não perder o foco.

Novo cartão de confirmação



Após a confirmação da suspensão do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), as novas provas só serão realizadas no dia 28 de fevereiro de 2016. O anúncio foi feito no dia 28 de novembro, durante coletiva de imprensa.

A decisão foi tomada diante dos fortes indícios de vazamentos de algumas questões da prova. A situação inédita no histórico do certame no Amazonas afetou quase 68 mil estudantes de todos os 62 municípios do Estado, além de colaboradores e fiscais  envolvidos.

No dia 1º de fevereiro, o novo cartão de confirmação de inscrição estará disponível no site www.comvest.ufam.edu.br. A Comissão Permanente de Concursos da Ufam recomenda que os candidatos imprimam o novo cartão de confirmação de inscrição,  no qual consta o local onde o candidato realizará a prova,  pois devido a várias escolas entrarem em processo de reforma, houve alteração nos locais de prova para alguns candidatos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.