Publicidade
Cotidiano
SAUDÁVEL

Especialista em chás ensina truques e lições para o preparo e consumo da bebida

Para o consumo de um bom chá ou infusão é preciso seguir algumas etapas essenciais, como a temperatura, tempo de infusão e armazenamento, diz a especialista em chá Kurush Bharucha 26/02/2018 às 15:54
Show vida0725 1f
(Foto: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Seja acompanhado de um biscoito, pão ou torrada, o chá é a pedida perfeita para ser saboreado logo de manhã cedo ou no lanche da tarde. Segunda bebida mais consumida do mundo, só perdendo para a água, o chá tem seu espaço garantido na vida das famílias brasileiras. Mas você já parou para pensar se está preparando a bebida da forma correta? Será que o chá que você toma pode ficar ainda mais delicioso do que já é? Segundo a especialista em chá Kurush Bharucha, a resposta é positiva.

Para o consumo de um bom chá ou infusão é preciso seguir algumas etapas essenciais, como a temperatura, tempo de infusão e armazenamento. “O chá é uma bebida reconfortante e benéfica à saúde em vários aspectos, com uma enorme variedade de opções e diversos nutrientes e propriedades. Apesar de ser uma tarefa bem simples, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de preparar uma xícara de chá perfeita”, explica Kurush Bharucha, Tea Master Expert de Lipton.

Segundo o especialista, uma das principais recomendações para uma bebida perfeita e suave é seguir as regras de tempo de infusão e temperatura da água. “Muitas vezes, quando alguém não segue corretamente esses ‘mandamentos’ e faz, por exemplo, um chá deixando por mais tempo que o recomendado em infusão pode resultar em um sabor um pouco mais amargo”, diz Kurush.

Benefícios

De acordo com o Instituto de Medicina (IOM), a recomendação é que os homens consumam 3,7 litros de água por dia, enquanto para mulheres essa quantidade é de 2,7 litros por dia. Por isso, a nutricionista Gabriela Ghedini reafirma a força da bebida e a importância que ela pode assumir no organismo.“Investir no consumo de chás é uma ótima opção para se manter hidratado e atingir a quantidade de líquidos recomendada. Os chás têm diversos sabores e auxiliam as pessoas que gostam de variar os tipos de bebidas consumidas. E o melhor? Possuem zero calorias quando consumidos sem açúcar ou leite”, diz.

Dicas valiosas

A especialista Kurush Bharucha listou algumas dicas básicas  que podem tornar a experiência de tomar uma xícara de chá mais prazerosa:

1) Compre um bom chá – Uma marca de chá de qualidade proporcionará muito mais sabor e satisfação no preparo da bebida.

2) Armazene bem – “O chá é muito sensível – ele facilmente perde o frescor e pode absorver diferentes cheiros/odores. Assim, depois de ter comprado um chá de boa qualidade, use um frasco hermeticamente fechado para armazenar o produto, se possível”, ressalta Kurush.

3) Use água boa – Se a água usada para fazer o chá tem gosto diferente, a bebida vai ter o mesmo sabor. Cloro e outros produtos químicos na água da torneira podem, desfavoravelmente, afetar o sabor do chá. “Se você estiver usando água da torneira, deixe-a correr na torneira por um tempo. A água da torneira perde oxigênio quando é deixada parada nas tubulações por várias horas e o chá precisa de oxigênio para que ocorra a infusão corretamente”, garante Kurush. 

4) Faça a infusão na temperatura certa – De maneira geral, quanto mais escuro for o chá, maior será a temperatura de infusão. Chás pretos requerem uma temperatura mais alta para completa extração do sabor e desenvolvimento de cor. Os chás3 verdes precisam de água com temperatura um pouco mais baixa do que a fervente para melhor destacar seus sabores complexos.

Publicidade
Publicidade