Publicidade
Cotidiano
ENTREVISTA

Especialista em Finanças, Altemir Farinhas dá dicas de sucesso nas finanças e mostra como você deve ensinar seus filhos a administrarem o dinheiro desde crianças

Bate-papo com especialista em finanças. 13/07/2018 às 10:30 - Atualizado em 13/07/2018 às 18:25
Show altemir farinhas
Especialista vem a Manaus ministrar uma palestra sobre equilíbrio financeiro. Foto: Divulgação
Rebeca Beatriz Manaus

Encontrar o equilíbrio na hora de adminstrar as finanças e ter uma vida econômica mais saudável é o sonho de dez entre dez brasileiros. No entanto, oito em cada dez brasileiros não conseguem ter um controle financeiro. Em entrevista ao +Dinheiro do Jornal A Crítica, o especilista em finanças Altemir Farinhas, que estará em Manaus no dia  26 de julho para ministrar a palestra ‘Equilíbrio Financeiro dá dicas para ter mais sucesso com as finanças pessoais. Confira! 

Perfil do Entrevistado

Altemir Farinhas é palestrante, empresário e administrador. É especialista em finanças pessoais com mais de 25 anos de experiência. Autor de livros voltados para a temática da educação financeira e  afins.

Como ter mais sucesso nas finanças pessoais?A definição de sucesso na vida financeira é muito interessante. Para alguns, é possuir um carrão, uma grande casa, ostentar, frequentar lugares caros, mas isso pode ser aparência de riqueza. É comum encontrar pessoas que estão felizes, quando deveriam ser felizes. Um ótimo salário não faz de você uma pessoa de sucesso nas finanças pessoais. O sucesso nas finanças pessoais acontece quando os seus investimentos geram receitas maiores do que as suas despesas.

O senhor escreveu o  livro ‘Dinheiro? Pra que Dinheiro?’ voltado à educação financeira para crianças. Como surgiu essa ideia?

Sou pai e já percebia a falta desse tema nas escolas. Quando uma amiga que era Diretora Financeira em uma empresa me abordou para falar sobre isso, notei que, mesmo pais profissionais nas finanças, não conseguiam transmitir essa educação financeira para os filhos. Escrevi o livro e logo ele estava sendo usando em Escolas para aulas de Educação Financeira.


Que lições básicas devem ser aprendidas sobre educação financeira com foco em crianças?
A criança precisa aprender a lidar com o dinheiro, usando o di nheiro. Ela deve ganhar e gastar em “seu mundo”, nas coisas de criança, os pais devem deixar ela comprar brinquedos, gibis, doces, etc. A educação financeira acontecerá no dia a dia, em uma ida ao supermercado, em uma lanchonete ou na panificadora, por exemplo. As crianças aprendem vivenciando, se divertindo.


Que  decisões devem ser consideradas quanto se trata de educação financeira já na vida adulta?
É preciso mudar os hábitos financeiros ruins, por hábitos que fortalecem o equilíbrio financeiro. Uma pessoa que apenas consegue pagar as contas é um empregado frustrado, entra mês e sai mês e ele não progride financeiramente, essa insatisfação é prejudicial para ele e para empresa. A situação pode ser pior, ele pode estar endividado, e isso pode gerar até doenças físicas e mentais. Nunca é cedo para começar ou tarde para aprender, a Educação Financeira ajuda a sair das dívidas, alcançar o equilíbrio financeiro e a realizar sonhos.

Serviço

O quê? 191º Encontro com Notáveis - Equilíbrio Financeiro
Quando? 26 de juLho de 2018, às 18h30.
Onde? Studio 5
Valor: R$ 90
Contato: 92 36273800

Publicidade
Publicidade