Sábado, 30 de Maio de 2020
SAÚDE

Especialista orienta sobre chek-up para pacientes vulneráveis ao Covid-19

Conforme a médica cirurgiã vascular, Fabiana Lo Presti, proliferação da nova doença requer cuidados com destaque aos pacientes que idosos, com pressão alta, cardiopatas, entre outras doenças crônicas



bc4f501f-3e59-4805-b084-5fd6c4d17218_D13605DA-ABF9-426D-B836-71990FA734D3.jpg Foto: Divulgação
18/03/2020 às 10:55

Com a proliferação mundial da Covid-19, nova doença ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos cuidados devem ser tomados para assegurar a saúde, principalmente de pacientes considerados de risco, como pessoas com pressão alta, idosos, cardiopatas, pacientes com diabetes, dentre outras doenças crônicas.

Os exames de rotina desses pacientes precisam estar em dias, mas como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) orientam constantemente, é fundamental se evitar aglomerações e a ida à unidades de pronto atendimento nesse momento. 



Como opções para esses pacientes, estão as clínicas especializadas, com atendimentos e procedimentos eletivos (aqueles que são agendados), evitando, assim, o contato com muitas pessoas ao mesmo tempo. “Esses pacientes devem manter seus exames em dias, mas devem buscar um ambiente sem aglomerações, seguro e de confiança”, afirmou a médica cirurgiã vascular, Fabiana Lo Presti.

Em Manaus, o acompanhamento dessas pessoas pode ser realizado no Instituto CardioVascular, localizado na Avenida Mário Ypiranga, 315. Além de especialistas aptos a acompanhar de perto a saúde de cardiopatas, diabéticos, pessoas com pressão alta e idiosos, o local disponibiliza a realização de check-up e exames específicos para todos esses pacientes. O local tem reforçado ainda mais a marcação de consultas em horários específicos para evitar o acúmulo de pacientes no mesmo local e ao mesmo tempo.

Além disso, na clínica eles recebem orientações básicas de cuidados com a higiene associados à prevenção. Todos que chegam no consultório recebem orientação de como devem higienizar as mãos adequadamente e são orientados a fazer isso assim que chegam ao local. Além disso, álcool em gel está disponibilizado para todos os pacientes que estiverem nas dependências do Instituto Cardiovascular.

“No momento que estamos vivendo não precisamos de despespero, mas também temos que focar nos cuidados com a saúde e pensar de forma comunitária, evitando o contato com outras pessoas, principalmente em locais de atendimento à saúde. Além disso, estar com a saúde bem tratada e com os exames em dias, podemos controlar a nossa imunidade, o que é fundamental para a melhora e cura caso se contraria o vírus”, assegurou a especialista.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.