Publicidade
Cotidiano
SUGESTÕES

Especialistas dão dicas de como se dar bem nas provas do TRT neste domingo (19)

As provas serão realizadas no período da manhã, para os cargos de Técnico Judiciário, e no período da tarde, para vagas de Analista Judiciário 15/02/2017 às 15:52
Show concurso
Os candidatos podem revisar as matérias de peso dois. Foto: Clóvis Miranda/16/jul/2015
Amanda Guimarães Manaus (AM)

As provas do concurso público para o Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região (TRT) serão realizadas no domingo (19) em Manaus e Boa Vista, em dois horários. No período da manhã, para os cargos de Técnico Judiciário, e no período da tarde, para vagas de Analista Judiciário. Professores de cursinhos preparatórios ouvidos pelo Portal A Crítica dão dicas para se dar bem no exame.

Para o professor de direito do trabalho e diretor do ‘Sou Concurseiro e Vou Passar’, Fábio Silva, a principal dica é prevenir os atrasos na chegada ao local da prova. Segundo ele, muitas das unidades que vão receber os exames ficarão congestionadas por pessoas. Então, é melhor chegar cedo.

“Estava falando hoje com os alunos sobre o horário. Quem vai fazer uma prova super complicada, como a do TRT, precisa ficar calmo. Não pode ser estressar por atrasos. O planejamento é muito importante, pois caso der algo errado, o candidato joga fora o que estudou”, disse.

Até domingo, segundo Fábio, os candidatos podem revisar as matérias de peso dois e resolver questões que foram utilizadas em concursos anteriores. Ele destaca que esse é o momento de “arrumar” o que está faltando. “Outra dica que posso citar é uma que pode ser usada durante a prova. Muita gente fica muito nervosa quando participa de concursos assim. É importante que o candidato comece lendo a prova, antes de fazer. Quando se sentir mais tranquilo, pode começar a resolver as questões que mais gosta. Aquelas perguntas com assuntos que não foram estudados são melhores deixar por último”, explicou.

Em questão de alimentação, o diretor afirma que o candidato pode levar água, frutas e biscoitos, para serem consumidos durante o exame. Se manter hidratado, com cargas de energia no corpo, é outra dica do Fábio. “A alimentação durante a prova é importante. O candidato precisa ficar hidratado, por isso é importante levar água. Aqueles que preferirem comer podem levar uma banana, pois sempre é uma aliada dos concurseiros”, afirmou.

Sobre assuntos que podem cair na prova, o diretor acredita que temas como insalubridade administrativa e os direitos de empregados domésticos, conforme a Lei Complementar 150/2015, cairão no exame.   “O TRT tem cobrado muito o tema de insalubridade, então acredito que terá questões com esse assunto nas provas. Aposto também em perguntas sobre o direito dos empregados domésticos, pois é um assunto que tem sido bastante discutido”, opinou.

Prova de português

A professora de português do Padrão Vestibulares e Cursos, Dóris Bastos, comentou que as provas realizadas pela Fundação Carlos Chagas sempre aparecem com as mesmas características. Segundo ela, é muito provável que o exame de português do concurso do TRT apresente dois pré-textos, duas questões de interpretação textual e o resto de gramática.

“O candidato precisa ficar muito concentrado na hora da prova, por isso é importante que ele durma bem na noite anterior. Uma das questões mais comuns nesse tipo de concurso são aquelas de apontar qual é a alternativa do texto elaborada de forma mais clara. Nessas perguntas, é importante analisar a coesão, regência, concordância, pontuação e coerência do enunciado”, explicou a professora.

Dóris também aconselha que os candidatos não demorem tanto para realizar a leitura dos textos, para não afetar o horário de realização da prova. “O importante é fazer uma leitura de qualidade, pois em concursos assim, não se pode demorar muito em uma questão. O candidato precisa monitorar o seu tempo”, destacou.

Publicidade
Publicidade