Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020
PROVAS

Estado do Amazonas teve 463 indígenas inscritos no vestibular da Unicamp

Amazonas teve o mair número de inscritos indígenas do País. Dos 463 inscritos, 107 fizeram as provas em Manaus. O resultado deve sair em janeiro



unicamo_1_56FE106C-E064-4839-AF9A-92B712BE2A0B.JPG As provas na capital foram aplicadas na Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10 (Foto: Yasmin Feitosa/FreeLance)
02/12/2018 às 13:07

Mais de cem indígenas de etnias diferentes estiveram, em Manaus, neste domingo (02), para fazer o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que pela primeira vez preparou uma prova diferenciada. Os exames na capital foram aplicados na Universidade Paulista (Unip), localizada no bairro Parque 10.

Além de Manaus, as provas foram executadas no município de São Gabriel da Cachoeira (localizado a 853 quilômetros da capital) e em mais três cidades do País, sendo que o maior número de inscritos foi no Amazonas. No total, em todo o Estado foram inscritos 463 pessoas, sendo que 107 estão fazendo a prova em Manaus.



Esse é o caso do jovem Marcos Txekewe, 19, da etnia Hixkaryana, que veio do município de Nhamundá para prestar o vestibular para o curso de enfermagem. “Essa oportunidade para mim e para outros indígenas é única. Estou fazendo a prova para tentar levar uma melhoria na minha comunidade. Principalmente na área da saúde, onde a gente precisa ter profissionais indígenas”,comentou.

Este é o primeiro vestibular indígena da Unicamp e 610 candidatos estão disputando 72 vagas em 27 cursos de graduação. Os mais disputados, no Amazonas, segundo o representante da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Rafael Maia, são os cursos de Enfermagem, Farmácia, Pedagogia e Administração.

“A gente até se surpreendeu com o curso de Administração, mas é um dos que teve bastante inscritos. Ano que vem, outros cursos devem entrar nesse vestibular também. É uma coisa que já estamos estudando ampliar”, explicou.

A prova é composta por questões de múltipla escolha e redação. O resultado deve sair em janeiro e as aulas começam em fevereiro de 2019.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.