Publicidade
Cotidiano
EXERCÍCIOS

Conheça dicas mais eficazes de como usar a esteira de academia para perder peso

Segundo o personal trainer Albecy Martins, uma das técnicas para redução de caloria é inclinar o aparelho e alternar a velocidade 22/10/2017 às 05:00 - Atualizado em 22/10/2017 às 16:09
Show zvida0422 2f
(Foto: Gilson Mello)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Sem dúvida, a esteira é um dos equipamentos mais utilizados nas academias para exercícios físicos aeróbicos, em forma de corrida ou caminhada. De acordo com o profissional de educação física e personal trainer Albecy Martins, uma das técnicas consiste em alternar a velocidade e a inclinação do aparelho. Algumas esteiras têm uma inclinação que chega até 15 graus e sua velocidade pode varias de 8km até 16km. Por isso, ele afirma que o praticante pode aumentar suas chances de sucesso na perda de gordura se variar a velocidade de maneira controlada.

"O ajuste e a inclinação da esteira faz muita diferença no resultado do aluno, tanto no gasto calórico, quanto no percentual de gordura. Com certeza isso irá baixar com mais facilidade", explica o personal. Para que essa prática seja absorvida de forma mais eficaz, Albecy explica algumas dicas: "A ideia é contrair o abdome, com a coluna ereta. É importante também respirar de forma normal, sem prender", complementa.

Albecy reforça que o ideal é que essas variações sejam implementadas de maneira gradativa para não sobrecarregar os músculos, ligamentos e articulações, além disso, sugere que o praticante faça alongamento regularmente, o que vai facilitar a sua movimentação durante a atividade e ajudar na recuperação pós-treino.

Força e foco

O universitário Leonardo Freire se matriculou numa academia há pouco mais de uma semana e já sente os resultados dos treinos iniciados com a esteira. “Estou bem acima do peso e o meu objetivo primeiramente é perder, além de buscar uma melhoria de vida, já que minha família possui histórico de pessoas com doenças relacionadas ao coração”, afirma.

“No início eu treinava no aparelho em cerca de 15 minutos e já ficava cansado muito cansado. Antes, corria por 2 minutos e hoje já consigo por mais tempo, meu corpo já está conseguindo se adaptar aos exercícios”, complementa.

Cuidados

Mesmo com todos os benefícios do uso da esteira, é importante ressalta que nem todas as pessoas estão aptas a utilizar o aparelho. "Não é qualquer pessoa que pode fazer, mesmo que a esteira esteja sendo usada em busca de uma vida saudável. Precisamos avaliar os alunos, fazer uma avaliação física ou bioimpedância", explica Albecy. Esse exame mede através de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo a quantidade de água, gordura e massa magra. Em outras palavras, é um exame que mede sua composição corporal, a quantidade média desses três elementos.

"Geralmente, as pessoas que não podem utilizar o aparelho já trazem um laudo médico. São pessoas com hérnia de disco, lesões no joelho e lombar. Com isso, substituímos por outro exercício aeróbico, que pode ser polichinelo ou bicicleta", destaca o personal.

Publicidade
Publicidade