Publicidade
Cotidiano
INTERIOR DO AM

Estrada de Novo Airão é liberada para tráfego de veículos após chuva formar cratera

O trabalho de recuperação do trecho danificado da pista, no km 22, segue ao longo dos próximos dias 11/01/2019 às 16:57 - Atualizado em 12/01/2019 às 15:25
Show novo air o 98bad535 d850 43d3 80db b612225537d6
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informa que a AM-352 (Estrada de Novo Airão) foi liberada para tráfego de veículos leves às 15h desta sexta-feira (11). O trabalho de recuperação do trecho danificado da pista, no km 22, segue ao longo dos próximos dias após uma cratera ter se formado no local em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região ontem. 

A Seinfra destacou que iniciou as obras de recuperação da estrada de Novo Airão (a 170 quilômetros de Manaus) nas primeiras horas da manhã de hoje. O local sofreu um problema de erosão, ontem, causando a obstrução total da via. Um plano de ação emergencial, então, foi estabelecido entre o Governo do Estado e a prefeitura do município para o retorno do fluxo de veículos. 

O plano foi dividido em duas etapas: a primeira compreende o aterramento da via prejudicada para a retomada do fluxo de veículos leves. O retorno do fluxo de veículos pesados deve ocorrer nesse sábado (12). A segunda etapa engloba a reconstrução da estrada, com base em estudos técnicos feitos pela Seinfra e pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município. A Prefeitura de Novo Airão informou que deve decretar situação de emergência no município.

As máquinas e os equipamentos do Governo do Estado foram deslocados para a localidade na manhã desta sexta-feira. O secretário de Seinfra, Carlos Henrique Lima, ressaltou que todas as medidas estão sendo adotadas para solucionar o dano. "Assim que detectamos o problema, agimos com medidas imediatas para  a solução. Nossos engenheiros e técnicos estão desde as primeiras horas desta sexta atuando para trazer a normalidade do fluxo de veículos, ainda hoje (11/1). E, paralelo a isso, estamos trabalhando para viabilizar a etapa de reconstrução da estrada". 

Causa

Um grande volume de água das chuvas no igarapé fez com que o tubo armco, de 2,5 metros de diâmetro, ficasse obstruído parcialmente pela vegetação. Com isso, o tubo não conseguiu dar a  vazão necessária, a força da água penetrou pelas laterais do bueiro e rompeu o corpo do aterro.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais de saúde e segurança estão funcionando normalmente no município. A prefeitura da cidade disponibilizou uma ambulância de prontidão do lado da estrada, no sentido Manaus - Novo Airão, para atender qualquer ocorrência imediata na localidade. Os serviços de translado de turistas na região contam com apoio de Vans para ajudar no fluxo de chegada e retorno das pessoas.

Publicidade
Publicidade