Publicidade
Cotidiano
ENGENHARIA

Estudantes da UEA representam o AM em competição nacional de aerodesign

Os alunos do curso de Engenharia estão em fase de preparação do novo modelo de avião que entrará em disputa em outubro 20/03/2017 às 05:00
Show 1206112
Foto: Divulgação
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Pela primeira vez, integrantes do grupo Urutau Aerodesign, todos estudantes do curso de Engenharia da Universidade de Estado do Amazonas (UEA), vão representar o Amazonas na competição nacional SAE Brasil Aerodesign na categoria Advanced. Para isso, a equipe está em fase de preparação do novo modelo de avião que entrará em disputa em outubro.

No ano passado, a equipe conquistou o 5º lugar nas classificatórias com um modelo mais simples de aeronave. Foi a primeira vez que um grupo do Norte conseguiu a vaga para a categoria Advanced. “Ficamos muito contentes, pois foi o primeiro passo. Agora é que vamos de fato competir, então a responsabilidade é bem maior”, comenta o aluno Neilson Luniere, integrante da equipe composta de 17 membros.

Entre as mudanças para o projeto deste ano, está o tamanho da aeronave que será maior. A asa, por exemplo, passará de 2 metros para 3,5 metros. A aeronave também passará a ter um sistema de coleta de informações do vôo, como altitude, GPS, entre outros dados essenciais para que o piloto David Osório conseguia fazer melhor seu plano de voo.

“Ainda estamos em processo de criação, muita coisa pode surgir até lá. Vale ressaltar que o David é o único integrante que não é aluno de engenharia, somente o piloto pode ser de fora”, diz Neilson.

Novos membros

A equipe está com inscrições abertas para novos membros. Só podem participar estudantes de engenharia da UEA. “Pode ser de qualquer período e qualquer engenharia”, avisa Neilson.De acordo com ele, a proposta é selecionar 12 integrantes. Será realizada uma prova escrita e uma entrevista. “Precisa ser uma pessoa com certo conhecimento técnico, mas principalmente que seja dinâmica, boa de relacionamento, proativo e que tenha facilidade de trabalhar em equipe”, avisa. O formulário de inscrições está disponível na rede social Facebook/Urutau Aerodesign.

Além da busca por novas ideias para os projetos, a seleção de novos membros foi motivada pela conquista da primeira sede do Urutau. O laboratório está instalado na sede da UEA, localizada na avenida Darcy Vargas, Chapada. O espaço teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com verba adquirida por meio de edital.

Intercâmbio

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. A disputa acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São Paulo.

Publicidade
Publicidade