Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
SISTEMA DE CONSULTA

Estudantes dizem que emissão de certificado de Ensino Médio da Seduc está indisponível

A situação tem causado transtornos aos jovens que precisam do documento para fazerem matrícula na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)



SEDUC0333.jpg O serviço de consulta online pode ser requisitado ao acessar a página da Seduc na internet – www.educacao.am.gov.br (Foto: Reprodução)
23/12/2016 às 05:00

Estudantes da rede estadual de ensino estão indignados com o sistema de lançamento de notas que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizou este ano. Segundo os estudantes, o método de consulta online, mantido pelo Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), está tornando indisponível o acesso às notas e a emissão dos certificados de conclusão do ensino médio.

A situação  tem causado transtornos aos estudantes que precisam do certificado para fazerem a matrícula na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), isso porque o prazo estabelecido pela universidade para a matrícula dos estudantes ficou definido para a próxima semana, de 26 a 30, o que é totalmente inviável, conforme os estudantes, diante do problema apresentado pelo sistema informatizado da Seduc.

Recém-formado,   Daniel Souza Carolino, estudante da  Escola Estadual Dr. Isaac Sverner, localizada no bairro São José 3, etapa B, na Zona Leste, conta que há uma semana tenta resolver a situação e nos dias em que procurou a direção da escola, foi informado que o sistema de emissão de certificado está temporariamente fechado. “Isso é um absurdo porque tem muita gente com o mesmo problema que o meu. Não sei como vou fazer, até porque o prazo que a escola nos deu foi que até o dia 30 (sexta-feira) tudo será resolvido, sendo que a data é o prazo final  estabelecido pela UEA para efetuar a matrícula”, explicou Daniel Souza.

 Na mesma situação está  Guilherme Barbosa de Freitas, colega de Daniel e, que confirma  o posicionamento do colega e garante que o mesmo problema está sendo enfrentado pelos demais estudantes na escola.

Problemas não procedem
A Seduc informou que os problemas relatados pelos estudantes da Escola Estadual Dr. Isaac Sverner não procedem. A secretaria ressaltou que as notas estão sendo lançadas e que os problemas apresentados foram pontuais por conta da internet, mas que ninguém será prejudicado.

Como funciona o sistema
O recurso eletrônico foi elaborado pela Seduc em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam). Para acessar as informações, o aluno deve informar seus dados, como o ano letivo, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e qual a consulta quer realizar, se sobre as notas, o desempenho ou sobre a série em geral.

 Ao acessar o site, os interessados poderão atestar a autenticidade de certificados de conclusão de ensino fundamental e médio atribuídos a escolas públicas estaduais da capital e do interior do Amazonas e emitidos a partir do ano de 2005.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.