Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
REPRESENTAÇÃO

Estudantes do AM participarão de Olimpíada Internacional de Matemática, na Tailândia

Os alunos da rede pública do Estado farão provas em Língua Inglesa e serão avaliados individualmente em Bangkok.



alunos_de_rede_p_blica_acho_que_n_o.JPG Eles foram medalhistas da etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) (Foto: Divulgação/Seduc)
31/07/2018 às 09:09

Uma comissão formada por quinze estudantes e professores da rede pública estadual do Amazonas embarca, no próximo dia 1º agosto, para Bangkok, na Tailândia. Eles foram medalhistas da etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) e conquistaram a oportunidade de integrar a delegação brasileira que participará da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), que acontece entre os dias 3 e 7 de agosto.

Dos estudantes selecionados para a competição internacional, seis são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola estadual Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), que garantiram vaga no evento após conquistar medalha de ouro na etapa nacional da competição; três são alunos do Ensino Médio da escola estadual de Tempo Integral Marcantônio Vilaça II (CMPM II), que conquistaram medalha de prata na etapa nacional; e outros seis estudantes são do Ensino Médio da escola estadual Lecita Ramos da Fonseca. Eles foram bronze na fase nacional.

O secretário de Educação, professor Lourenço Braga, visitou a escola Lecita Ramos da Fonseca e conversou com os alunos que irão participar da competição. “É com muita alegria que venho até a escola conhecer os alunos e desejar muito sucesso na competição internacional. Essa participação só vem comprovar a qualidade do ensino praticado na rede pública do Amazonas. Em nome deles eu homenageio os demais alunos da rede que vão disputar a competição na Tailândia. Muito sucesso a todos!”, exaltou o secretário.

Expectativa

Um dos estudantes que viajará para a Tailândia é o aluno do 3º ano do ensino médio da escola Lecita Ramos, José Marcos Cabrera Neto, de 16 anos. Para ele, representar o Amazonas na competição é uma honra.

“Quero me esforçar ao máximo, aproveitar a viagem também. A gente está estudando muito. A nossa professora está nos ajudando, resolvendo questões, para que possamos ter um bom resultado. É uma grande honra representar o nosso Estado. É uma coisa muito importante, que pouca gente consegue”, afirmou o jovem.

A jovem Anne Yasmin Teixeira do Nascimento, de 17 anos, também faz parte do grupo que irá para a competição internacional. Matriculada no 3º ano da escola Lecita Ramos, a estudante espera ter um resultado satisfatório no evento.

“Estou bastante feliz, ansiosa e nervosa. Espero ganhar pelo menos uma medalha, pois estamos nos esforçando muito”, contou a estudante, acrescentando que o apoio dos professores da escola tem sido fundamental na fase final da preparação para a competição, inclusive com aulas extras de reforço.

Competição

A delegação brasileira será composta por aproximadamente 250 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, que concorrerão, individualmente, em avaliações redigidas em Língua Inglesa.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.