Publicidade
Cotidiano
EDUCAÇÃO

Estudantes falam da emoção após passarem no Vestibular e SIS da UEA

Ao som canção “Happy”, do rapper Pharrell Williams, universidade divulgou lista de mais de 3,2 mil aprovados para cursos na instituição. Imediatamente gritos de alegria e emoção ecoaram 20/12/2016 às 18:44 - Atualizado em 20/12/2016 às 19:10
Show uea valendo066
A mãe Suzane Barros e Raquel, que madrugaram na frente da UEA, ao comemorarem a aprovação para o curso de Letras, o sonho da nova universitária. Fotos: Márcio Silva e Divulgação
Isabelle Valois Manaus

Ao som instrumental da canção “Happy”, do rapper Pharrell Williams, tocado pela banda de música da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a coordenação do Vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) apresentou, nesta terça-feira (20), a lista  dos novos universitários da instituição. Nem a manhã chuvosa atrapalhou esse momento de festa para aqueles que foram conferir de perto se o nome estava no listão fixado no mural da reitoria da UEA.

CONFIRA A LISTA DE APROVADOS NO SIS

CONFIRA A LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR

Em poucos segundos já se ouvia os gritos de felicidade da  estudante Raquel de Oliveira Barros, 17, agora universitária do curso de Letras. Raquel, acompanhada da família – tios, primos, irmãos, pai, mãe e conhecidos – aguardava ansiosa o resultado desde as primeiras horas desta terça.

Quem presenciou a felicidade da mais nova caloura, não teve como  conter as lágrimas. Toda a família festejava e agradecia Raquel pela dedicação dos últimos três anos aos estudos. “Esse curso sempre foi o mais sonhado da minha filha. Após três anos de preparação, agora conseguiu realizar o sonho. Todo o esforço foi válido, pois não é só o candidato que se prepara, mas toda a família que diariamente precisa entender um pouco da ausência da filha nas festas e reuniões em família e também de incentivá-la quando o desespero aparecia”, comentou a mãe de Raquel, Suzane Barros.

Raquel foi aprovada tanto no vestibular como no SIS. Outros que também madrugaram em frente à reitoria foram  Dyonathan Emanoel de Araújo Moraes e Julis Araújo, ambos de 18 anos e concorrentes para uma vaga no curso de Engenharia. Julis estava com viagem para Boa Vista (RR) marcada desde semana passada, mas desistiu de passar as festas do final de ano com a família para estar presente na divulgação do resultado.

“Foram três anos, que saia de casa antes das 6h e retornava 23h, estudando e me dedicando para este momento. Meu coração se encontra com a minha família, mas queria conferir de perto o resultado do vestibular e não perder o prazo de matrícula. Vinha bem confiante com as minhas notas, por isso tinha certeza que a aprovação era garantida”, disse Julis que foi aprovado nos dois certames.

Julis foi um dos primeiros na classificação geral do vestibular e como novidade para este ano, o mais novo acadêmico ganhou uma caricatura para poder relembrar sempre deste momento. Dyonathan conseguiu segurar a ansiedade mais uma hora após divulgarem o resultado. O motivo foi que ele queria que os amigos do grupo do colégio estivessem presentes no momento em que ele soubesse o resultado. “Foram anos estudando junto, não tinha como não ser diferente, eles precisavam compartilhar comigo deste momento e vê minha aprovação nos dois vestibulares”, reforçou.

Reitor tem mais motivos para comemorar
Entre os pais e familiares que aguardavam a listagem dos aprovados estava o próprio reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa. Duas das três filhas do reitor haviam participado do certame.

A filha do meio , Beatriz Nascimento Costa, 19, foi aprovada para Medicina. O reitor contou que a ansiedade foi grande desde  segunda-feira. “Uma das minhas filhas conseguiu a vaga para o curso que tanto sonhava. As vezes precisamos segurar a emoção, mas hoje senti o que muitos pais sentem ao ver o nome de um filho publicado no mural de aprovação de um certame, ainda mais de uma instituição como a UEA”, disse.

O prazo de matriculas e os documentos necessários
O reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, contou que foram mais de 3,2 mil  aprovados  para ingressar na instituição em 2017. “É uma alegria receber os calouros. São 15 anos que a UEA vem fazendo a diferença”, destacou.

A matrícula da 1ª etapa será somente para os cursos que terão início das aulas no primeiro semestre de 2017. A recepção de documentos acontecerá no período de 26 a 30 de Dezembro. Os candidatos convocados deverão imprimir e preencher o formulário Ficha de Identificação do Candidato que se encontra disponível no portal da UEA levando o referido formulário, juntamente com a documentação exigida, na respectiva Unidade Acadêmica na qual o curso esta sendo ofertado. Caso não sejam preenchidas todas as vagas pelos candidatos convocados em primeira convocação poderá haver a chamada dos subsequentes classificados  de acordo com Edital de Matrícula) a ser divulgado no site www.uea.edu.br

Publicidade
Publicidade