Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
manual

Estudantes lançam manual de apoio para pacientes após a internação

Ação, com acompanhamento de professores da Estácio, traz informações de como fazer curativo, prevenção a quedas, o que o paciente pode comer, cuidados com o uso de medicamento, higienização e repouso, entre outros



internacao-psiquiatrica.jpg O manual que faz parte do projeto “Cuidar sem Fronteiras”, foi confeccionado pelos próprios estudantes que fazem estágio supervisionado no Platão Araújo com apoio da professora Suzy Lopes
19/05/2016 às 16:24

Estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio lançam, nesta sexta-feira (20), um manual de orientação sobre cuidados pós-internação e como ter acesso a benefícios em caso de acidente de trânsito e de trabalho. O público-alvo são os pacientes do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). O lançamento acontece às 10h, durante a programação da Semana de Enfermagem do hospital.

O manual que faz parte do projeto “Cuidar sem Fronteiras”, foi confeccionado pelos próprios estudantes que fazem estágio supervisionado no Platão Araújo com apoio da professora Suzy Lopes. O material traz informações de como fazer curativo, prevenção a quedas, o que o paciente pode comer, cuidados com o uso de medicamento, higienização, repouso, além de orientações sobre como ter acesso a benefícios como o DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre), auxílio doença e a equipamentos e materiais, como muletas, fralda, cama hospitalar, oxigênio, entre outros.

O manual que será entregue ao paciente no momento da alta tem o objetivo de contribuir com a diminuição do retorno à unidade por complicações após a internação. “Há relatos de pessoas que precisam retornar ao hospital porque o ferimento infeccionou por falta de cuidados no curativo”, disse.

De acordo com a professora e orientadora dos estudantes, Suzy Lopes, nesse primeiro momento o manual é direcionado a pacientes da ala ortopédica do hospital, porém já há planos de expandir o projeto para outros setores.

A professora ressalta que durante a internação o paciente recebe os cuidados da equipe do hospital, mas após a alta surgem muitas dúvidas de como continuar a recuperação em casa. Segundo a professora, as informações do manual foram coletadas pelos estudantes através de pesquisas bibliográficas e também em conversa com os pacientes da unidade que relataram quais eram as principais dúvidas após a alta hospitalar.

Suzy Lopes acrescenta que os estudantes pretendem criar uma página no Facebook para acompanhar o relato dos pacientes após o período de internação e também para tirar dúvidas durante o período de recuperação.  

*Com informações da assessoria de comunicação.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.