Publicidade
Cotidiano
Ou diminuir o ritmo?

Estudar mais antes do vestibular ou diminuir o ritmo? Especialistas dão a resposta!

Às vésperas dos vestibulares da UEA e do Enem, candidatos devem ficar atentos às dicas sobre cuidados com o corpo, a mente e a alimentação 20/10/2016 às 17:37 - Atualizado em 20/10/2016 às 17:47
Show 1576
A maioria dos especialistas orienta ser prudente para não forçar o corpo e nem a mente (Reprodução)
Vinicius Leal Manaus (AM)

Processos seletivos importantes para quem pretende entrar em universidades públicas em Manaus acontecem a partir deste final de semana, e até o início de novembro, na capital amazonense. Após meses e meses de reforço escolar e dedicação, agora os estudantes serão testados nas provas. Mas o que fazer dias antes do vestibular: estudar mais ou diminuir o ritmo? Qual tipo de alimentação indicada?

“Existem duas correntes sobre o que fazer nessas vésperas de vestibular. Uma acredita que o aluno consiga produzir a poucas horas antes da prova e outra é que seja melhor o aluno dar uma ‘desligada’. Eu sou a favor dessa última”, explicou o professor Tirson Benarrós, que leciona Matemática no curso pré-vestibular Alpha, em Manaus. “Se for possível manter a ansiedade, é bom pegar só leituras rápidas, que não forcem muito. Matemática e física nem pensar”, disse.

De acordo com ele, a maioria dos especialistas também orienta que os candidatos ao vestibular sejam prudentes, para não forçar o corpo e nem a mente. “Tem uma situação delicada para alunos do 3º ano do ensino médio. Eles fazem a prova sábado, do SIS da UEA, e domingo e segunda o macro vestibular. Ou seja, são três dias de provas direto. O jovem precisa ter atenção redobrada não só na questão intelectual mas ter preparo físico. Por isso a leitura é mais importante nos dias antes da prova do que aprender algo novo”.

Redes sociais e sono

Um dos conselhos do professor Tirson é se desligar das redes sociais nos dias anteriores às provas. “O aluno geralmente fica no WhatsApp, Instagram, Facebook até de madrugada. Quando vê já é uma, duas horas da manhã. Mas nesta semana é preciso dormir bem, dentro do horário, para regular o sono e acordar disposto para a maratona de provas”, disse.

Dieta padrão e água

Um ponto importante na preparação para o vestibular é manter uma alimentação saudável. Porém, a nutricionista Elisa Goulart alerta para não fugir do padrão de alimentos que o candidato esteja acostumado. “Tem que comer o que está acostumado para evitar que o organismo rejeite”, disse. “Mas é sempre importante priorizar uma dieta rica em proteínas, fibras e vitaminas e evitar comer na rua, em locais com pouca higiene para evitar uma infecção ou contaminação. Ah, e muita hidratação! Beber muita água”, lembrou.

Café e almoço

Estar descansado e manter o físico e a mente preparados são importantes para fazer as provas do vestibular. Mas o que comer na hora H? Café da manhã, almoço ou lanche... “No dia da prova, acordar cedo e tomar um café da manhã reforçado, com frutas. O almoço deve ser de digestão rápida, para não consumir muita energia. Lembrando que as provas geralmente são no início da tarde, por isso um almoço é importante”, disse o professor Tirson.

Chocolate ou cereal?

Os dois alimentos são campões durante as provas de vestibular. Isso porque são pequenos – fáceis de levar no bolso – e contêm substâncias que ajudam no desempenho do candidato. “No momento da prova é bom levar uma barra de cereal, água e tabletes de chocolate. Tem a lenda que o chocolate vem com um pico de adrenalina e depois dá uma sonolência, então aquele chocolate amargo é o melhor indicado, porque não tem alto teor de açúcar”, explicou Tirson.

A nutricionista Elisa Goulart, porém, afirma que o chocolate é rico triptofano aminoácido, que melhora a cognição e provém energia de forma rápida. “O chocolate pode dar uma revigorada porque é rico em cafeína. É um estimulante”, disse.

Stress e ansiedade

Para evitar stress e ansiedade, que podem atrapalhar um bom desempenho do candidato durante a prova, é preciso identificar e reconhecer os sintomas como insônia, agressividade, angústia e cansaço, segundo especialistas. Se prolongados, tais situações podem resultar em indisposições gástricas, perda de memória, distúrbio de sono e humor. O indicado é se organizar bem, relaxar e ter apoio da família.

Datas das provas

Neste final de semana em Manaus acontecem a prova do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no sábado (22), e as duas provas do Vestibular da UEA no domingo e segunda-feira, 23 e 34 de outubro. Já as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para ingressar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), acontecem duas semanas depois, nos dias 5 e 6 de novembro, também sábado e domingo.

Publicidade
Publicidade