Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021
INTERNACIONAL

EUA: deputados aprovam impeachment de Trump; Senado deve decidir

Com a votação em andamento, a maioria dos legisladores na câmara controlada pelos democratas votou a favor do impeachment após Trump incentivar destruição no Capitólio. Após concluída, votação segue para o Senado



146877-hosvvguued-1599024461_A55EC122-CF40-4700-B8A6-258DE7A0C38B.jpg Foto: Reprodução/Internet
13/01/2021 às 17:58

A maioria da Câmara dos Representantes votou na quarta-feira para tornar Donald Trump o primeiro presidente dos Estados Unidos a sofrer duas acusações, formalmente acusando-o de incitar uma insurreição apenas uma semana depois de uma violenta multidão de seus apoiadores invadiram o Capitólio.

Com a votação em andamento, a maioria dos legisladores na câmara controlada pelos democratas votou a favor do impeachment por causa de um incidente que representou um ataque mortal à democracia americana.

Mas parecia improvável que o impeachment extraordinariamente rápido levasse à deposição de Trump antes que o mandato de quatro anos do presidente republicano terminasse e o presidente eleito Joe Biden fosse empossado em 20 de janeiro. O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, rejeitou os apelos democratas para convocar o Senado em sessão de emergência para iniciar um julgamento de impeachment imediato, segundo um porta-voz.



A Câmara aprovou um único artigo de impeachment - uma acusação formal - acusando Trump de "incitação à insurreição", focado em um discurso incendiário que ele fez a milhares de apoiadores pouco antes da multidão pró-Trump invadir o Capitólio. A multidão interrompeu a certificação formal da vitória de Biden sobre Trump na eleição de 3 de novembro, mandou legisladores se esconder e deixou cinco pessoas mortas, incluindo um policial.

Durante seu discurso, Trump repetiu falsas alegações de que a eleição foi fraudulenta e exortou os apoiadores a marcharem no Capitólio.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.