Domingo, 19 de Setembro de 2021
Retomada de grandes eventos

Eventos com grande público em Manaus só serão liberados quando 70% da população for vacinada

Prefeito David Almeida afirmou que grandes eventos só poderão acontecer no final de outubro



show_1_FFF3E4EF-D24C-47D2-91C4-79959AAEE7D2.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
15/09/2021 às 10:02

Em entrevista concedida aos colunistas do Sim&Não,  Aruana Brianezi e Dante Graça, ontem, o prefeito David Almeida (Avante) disse que a retomada de grandes eventos em Manaus só será possível quando a cidade atingir o percentual de 70% da população vacinada, que segundo ele, deverá ser atingido no final de outubro.

“Com a Secretaria de Cultura, Casa Civil, Procuradoria do Estado vamos fazer a abertura da forma que deve ser feita. Sem açodamento, sem nos anteciparmos e sem colocar em risco a vida das pessoas”, afirmou.

"O pior momento da história sanitária mundial foi mais forte em Manaus que em qualquer outro lugar do Brasil. Precisamos ter responsabilidade para retomar com segurança", ressaltou o prefeito.

O prefeito disse que atualmente não existe falta de vacina em Manaus e reforçou que nesta semana, todos os  idosos da faixa etária de maiores de 70 anos poderão receber a terceira dose da vacina contra a covid-19.

David Almeida endossou a fala do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que falta vacina em lugares  ocorre onde os gestores anteciparam fases, “fugindo da orientação Programa Nacional de Imuizações (PNI)”.

“A orientação que a gente tem neste momento é de aplicar a terceira dose, no caso a dose de reforço para os idosos de 70 anos. Primeiro, os institucionalizados, que começaremos, hoje e na sexta-feira, vamos ampliar para todos os idosos. Vamos seguir exatamente o que preconiza o PNI e acredito que vamos avançar nessa dose de reforço até os 50 anos”, completou o prefeito, lembrando que a aplicação da sua terceira dose foi realizada por Queiroga.

 

Semjel

 

David Almeida condicionou a recriação da Secretaria Municipal de Esporte à recriação do Ministério do Esporte. Entretanto, Almeida adiantou que vai realocar a atual subcretaria de esporte  para a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Na próxima semana estou enviando (para Câmara Municipal de Manaus) a saída da subsecretaria de esporte da estrutura da Secretaria de Assistência Social, voltando para a Secretaria de Educação, onde temos muito mais estrutura”, disse o prefeito em entrevista ao podcast da coluna Sim&Não.

Questionado, David disse que o atual titular da subsecretaria, ex-deputado estadual Planity Soares permanece no cargo.  Com a mudança, a intenção do prefeito é ampliar a estrutura e o raio de ação da subsecretaria, oferendo atividades esportivas.

 

Extinção

 

A  Secretaria Municipal De Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) foi extinta na gestão do prefeito tucano Arthur Neto (PSDB), dentro de uma minirreforma no secretariado, que também contou com a extinção de outras secretarias.

Recentemente, vereadores da CMM cobraram a recriação da secretaria. Na gestão do ex-prefeito Arthur, a secretaria foi ocupada pelo ex-vereador e atual deputado estadual João Luiz (Republicanos) e pelo vereador João Carlos (Republicanos), pastores da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Arthur Neto usou a recessão econômica causada pela pandemia com motivo para enterrar a pasta. A extinção da secretaria foi aprovada pela maioria da Câmara Municipal de Manaus (CMM).




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.