Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
SIDIA_1_49F5A3F9-7C59-4D08-AE43-E6BA8BCA0521.jpg
publicidade
publicidade

Mês da Mulher

Eventos no Amazonas incentivam participação feminina em áreas tecnológicas

No calendário manauara, a agenda conta com atividades que prometem aquecer as discussões a respeito do assunto


17/03/2019 às 16:07

Ao longo dos anos, a figura da mulher tem se desassociado da ideia de ‘sexo frágil’. Elas agora assumem lugares que décadas atrás eram exclusividade do gênero masculino, como postos de trabalho em áreas de tecnologia. No entanto, a ocupação desses cargos pelas mulheres ainda aparece de forma tímida.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 20% dos profissionais da área de T.I. são mulheres. Os dados mostram ainda, que o setor gera mais de um milhão de empregos diretos em todo o País. A mulher no mercado de trabalho, principalmente nas  áreas de tecnologia, está em pauta durante o mês de março (Mês da Mulher), com diversos eventos que incentivam novos diálogos e novas reflexões sobre a causa feminina.

No calendário manauara, a agenda está recheada de atividades que prometem aquecer as discussões a respeito do assunto.

Cunhantã Digital

O workshop acontece entre os dias 18 e 20 deste mês, promovendo palestras, oficinas e mostras de trabalho sobre desenvolvimento, empreendedorismo e tecnologia voltados para a mulher. A programação será realizada em Manaus e Itacoatiara. A coordenadora do projeto, Tanara Lauschner, comenta que investir em ações como essa contribui para reduzir as desiguldades de gênero no mercado profissional.

“Quando as meninas chegam ao ensino médio, elas gostam de Matemática e Tecnologia. Depois dessa fase, começam a ouvir que isso não é coisa para mulher. O Cunhantã Digital surge para mudar essa realidade. Precisamos  mostrar para a sociedade que as mulheres podem e devem fazer tecnologia. As mulheres podem ser o que quiserem”, destaca.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Woman’s Day

‘Protagonismo da mulher no meio tecnológico’ é o tema do Ocean & Sidia Women's Day. O evento será realizado no dia 19 de março e colocará em destaque a presença feminina em cargos voltados à tecnologia. Segundo a diretora administrativa do Instituto Sidia, Vânia Capela, o objetivo é incentivar as mulheres a ampliarem os horizontes.

“A tecnologia proporciona oportunidades para uma excelente carreira profissional. Trabalhamos para que mais mulheres encontrem caminhos e chances de entrarem nesse mercado, que oferece muitas possibilidades desafiadoras e chances de ascensão”, diz.

 

 

Experiência

A engenheira mecatrônica Kellen Guimarães conta que atuar na área de tecnologia é um desafio que deve ser vencido dia após dia. "Diariamente temos que provar nosso potencial para liderar pessoas e conquistar espaço no mercado. Parte da responsabilidade para que as desigualdades no ambiente de trabalho diminuam é das empresas, que devem oferecer oportunidades iguais a homens e mulheres. A outra parte da responsabilidade é nossa, das mulheres, de continuar buscando aperfeiçoamento para fazer a diferença no mundo”, explica.

publicidade
publicidade
Prefeitura começa a demolir imóveis para obras na avenida Constantino Nery
De dízimo a viagens: manauaras fazem planos para R$ 90 milhões da Mega-Sena
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.