Sábado, 29 de Fevereiro de 2020
Notícias

Eventos religiosos têm itinerário alterado

A procissão de Corpus Christi e a Marcha para Jesus, realizadas tradicionalmente nas vias da zona central de Manaus, sofrerão alteração de itinerários por conseqüência das mudanças no trânsito provocadas pela enchente do rio Negro



1.jpg Procissão Corpus Christi 2
06/06/2012 às 18:30

A procissão de Corpus Christi e a Marcha para Jesus, realizadas tradicionalmente nas vias da zona central de Manaus, sofrerão alteração de itinerários por conseqüência das mudanças no trânsito provocadas pela enchente do rio Negro. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans) vai acompanhar os dois eventos religiosos, realizados respectivamente nos dias 7 e 9, coordenando o tráfego em todos os trajetos.

Mesmo com o Decreto Municipal, publicado no dia 31 de maio, que restringe manifestações culturais e religiosas, caminhadas e passeatas na zona central atingida pela enchente, os dois eventos receberam a autorização da Prefeitura de Manaus porque as solicitações foram enviadas antes da publicação do decreto. No entanto, a permissão de acordo com o Manaustrans, está vinculada a alteração de itinerários da procissão e da marcha.



*Corpus Christi*

A procissão terá concentração a partir das 16h30 desta quinta-feira, na Igreja da Matriz. Após sair da Catedral, percorrerá o seguinte itinerário: Rua Joaquim Sarmento, Rua José Clemente, Eduardo Ribeiro. No término, haverá a Missa Campal Av. Eduardo Ribeiro, no trecho entre a Sete de Setembro e Saldanha Marinho.

O Manaustrans terá um efetivo de 35 agentes de trânsito para acompanhar o evento. Durante a procissão, haverá as seguintes intervenções: a rua Joaquim Sarmento ficará totalmente interditada; a av. Eduardo Ribeiro ficará interditada no trecho entre a Sete de Setembro e 10 de Julho; o tabajara da rua Lobo D’Almada com rua José Clemente será retirado para possibilitar a saída de veículos da área central; a rua José Clemente ficará interditada entre a avenida Eduardo Ribeiro e a rua Lobo D’Almada; a rua 24 de Maio ficará interditada entre a Lobo D’Almada e Eduardo Ribeiro; a rua Saldanha Marinho ficará interditada entre a rua Barroso e a rua Joaquim Sarmento.

Durante o início da procissão, a Avenida Sete de Setembro será interditada no cruzamento com a rua da Instalação até que os fiéis atravessem a via e se acomodem na Joaquim Sarmento.

*Marcha para Jesus*

A concentração do evento que reúne igrejas evangélicas será realizada a partir das 12 horas na Rua Japurá, trecho entre as Ruas Ferreira Pena e Joaquim Nabuco. A caminhada, com início previsto para as 15 horas, percorrerá a rua Japurá, as avenidas Joaquim Nabuco, Silva Ramos, Djalma Batista (bairro/centro), Pedro Teixeira até chegar no Sambódromo. Cento e trinta e três agentes de trânsito vão acompanhar o itinerário da Marcha.

A concentração vai provocar as seguintes interdições: Rua Japurá, no trecho entre as ruas Ferreira Pena e Joaquim Nabuco; Rua Tapajós, no trecho entre as ruas Tarumã e Japurá; Rua Comendador Clementino com a Rua Japurá. Quando a Marcha chegar na Avenida Joaquim Nabuco, o Manaustrans vai  conduzir o tráfego  coordenando a passagem de fiéis e promovendo desvios para os veículos.

No momento em que a multidão chegar na Djalma Batista, a avenida será interditada no sentido Centro/Bairro, de acordo com a passagem da Marcha ,  a partir da avenida Boulevard Álvaro Maia até chegar ao Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira.

O fluxo de veículos da Avenida Constantino Nery (sentido bairro/centro), será desviado, a partir do viaduto de Flores, para a avenida Mario Ypiranga (Recife), quando a Marcha atingir a área do conjunto Eldorado.  A Avenida Belmiro Vianez terá fluxo invertido e a Alameda do Samba será usada como estacionamento de ônibus que transportam fiéis.

Para desviar o itinerário da Marcha o Manaustrans orienta que, no sentido centro/bairro, condutores utilizem as avenidas Constantino Nery e Umberto Calderaro (Paraíba) como desvios das ruas utilizadas na Marcha para Jesus.

*As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.