Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ex-alunos lutam para manter Fundação Nokia funcionando

Instituição de ensino médio técnico, que tem 800 alunos, passa por dificuldades após ter sido assumida pela Microsoft 30/09/2015 às 22:35
Show 1
Um ex-aluno e ex-professor da fundação Nokia coordena mobilização na web
Kelly Melo Manaus (AM)

Ex-alunos da Fundação Nokia, uma das melhores escolas de Ensino Médio Técnico do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, estão se mobilizando pelas redes sociais para evitar o fechamento da instituição.  No início da semana, uma nota oficial publicada no site da instituição, avisava sobre a suspensão do processo seletivo 2016. O motivo, seria a falta de recursos para manter novas turmas.

Nilo Menezes é ex-aluno e ex-professor da Fundação Nokia e é um dos que encabeçam a mobilização. “A situação se repete desde a antiga Fundação Matias Machline. O mantenedor se vai e a Fundação entra em dificuldades financeiras. Atualmente estou na Bélgica, mas pelas redes sociais, estamos conseguindo contactar colegas Rio de Janeiro, São Paulo, e até França e Inglaterra, pois não podemos deixar Fundação fechar, isso  será uma grande perda”, lamentou.

Segundo Menezes, cerca de 100 ex-alunos estão compartilhando mensagens pelas redes sociais, em busca de novos mantenedores para a instituição. A ideia é que a petição chegue até a grandes empresas como a Gates Foundation.

Recursos escassos

Atualmente, a Fundação Nokia é mantida pela Microsoft. No entanto,  a empresa possui recursos apenas para garantir a continuidade das turmas de 1º ao 3º ano já matriculadas.  A falta de outros mantenedores ameaça a abertura de novas turmas e por isso o processo seletivo do ano que vem foi suspenso.

A Diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Nokia, Ana Rita Arruda, explicou que a medida foi tomada com o amparo da  Microsoft, para que a reestruturação de novas turmas seja feita. Embora tenha evitado falar sobre um possível fechamento da instituição, Arruda destacou que os índices obtidos pela escola podem ajudar a conseguir novos patrocinadores e reforçou que o compromisso da Fundação com os alunos. “Já vivemos um momento parecido no passado, mas estamos em busca de novos mantenedores ”, ressaltou a diretora.

Saiba mais

A Fundação Nokia possui hoje mais de 800 alunos matriculados entre o ensino médio técnico (tempo integral), ensino médio (meio período) e ensino técnico (noturno). A instituição foi considerada a 3ª melhor do estado, conforme o ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e é a melhor escola técnica entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Publicidade
Publicidade