Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020
OPERAÇÃO ZELOTES

Ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega vira réu na Operação Zelotes

Mantega é acusado de patrocinar interesse privado na administração fazendária



show_AA-BNDES-20151027-2.jpg (Foto: Antonio Araújo/Câmara dos Deputados)
13/03/2018 às 10:03

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou nesta terça-feira (13) denúncia contra o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, tornando-o réu na Operação Zelotes.

O magistrado considerou estar “demonstrada até o momento a plausibilidade das alegações” contidas na denúncia, na qual o Ministério Público Federal (MPF) acusa Mantega e outras 12 pessoas de favorecer o Grupo Comercial Cimento Penha e um processo no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.



Mantega foi acusado de patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração fazendária, crime cuja pena vai de um a quatro anos de reclusão, mais multa. Na época em que ele foi ministro, o Grupo Comercial Cimento Penha era alvo da cobrança, pelo Carf, de R$ 57,7 milhões em dívidas tributárias.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.