Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ex-reitor da Ufam recebe título máximo concedido pelo Conselho Universitário

Sobre a homenagem, aprovada no Conselho Universitário, a mais alta instância de deliberação da Ufam, Walmir Albuquerque diz que está muito feliz e grato aos que o indicaram para receber tal honraria 27/11/2015 às 11:59
Show 1
Walmir foi o primeiro jornalista a se tornar reitor de uma universidade federal
gerson severo dantas ---

O professor-doutor e ex-reitor da Universidade Federal do Amazonas Walmir de Albuquerque Barbosa receberá, hoje, às 18h, no auditorio Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES/Ufam), o título de professor emérito da instituição, o primeiro outorgado a alguém da área de Comunicação Social.

Egresso da primeira turma do curso de Jornalismo, curso que completou 45 anos de fundação nesta semana, Walmir que foi professor do Departamento de Comunicação, tem vasta produção acadêmica, é sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e até hoje, mesmo aposentado da instituição, continua dando aulas nos cursos de pós-graduação da Ufam como voluntário. “Estou aposentado desde 2002, mas continuei como voluntário, primeiro no programa Sociedade e Cultura na Amazônia e agora também no programa de Comunicação porque sinto mais que uma obrigação, mas sim satisfação e realização”, afirma o novo professor emérito, que é oriundo do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL/Ufam).

Sobre a homenagem, aprovada no Conselho Universitário, a mais alta instância de deliberação da Ufam, Walmir Albuquerque diz que está muito feliz e grato aos que o indicaram para receber tal honraria. “É o título maior que um professor pode almejar e estou muito contente pela generosidade do conselho universitário, que aceitou o pedido e aprovou a homenagem proposta pelo curso e também ( a deferência) de ex-alunos e colegas. Estou feliz demais”, disse.

Experiência

A trajetória de Walmir Albuquerque é marcada pela produção acadêmica, mas ele passou também pelas áreas chamadas práticas do Jornalismo, tendo atuado no Jornal do Commércio, na assessoria de imprensa do então estádio Vivaldo Lima (hoje Arena da Amazônia), e como apresentador e produtor na antiga TV Educativa, hoje TV Cultura. “Ali juntei duas coisas, pois quando ainda estava como aluno no curso, fui professor de História no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e no Colégio Christus. Na TV eu produzia e apresentava as aulas de História num programa chamado Telesalas”, contou.

Blog: Allan Rodrigues Professor e chefe do depto. de comunicação da Ufam

“ A trajetória do professor Walmir na Ufam é marcada pelo pioneirismo administrativo e excelência acadêmica. Foi aluno da primeira turma de Jornalismo, tornou-se um dos primeiros professores do curso e o foi o primeiro chefe do Departamento de Comunicação. O primeiro a concluir o mestrado e doutorado. Foi eleito o primeiro reitor da área de comunicação no Brasil e criou o primeiro Programa de Educação Tutorial do País. Um professor reverenciado pelos seus alunos. Esteve na fundação de pelo menos cinco programa de pós-graduação. O título de emérito faz justiça a sua carreira. É uma alegria e uma honra para o DECOM”

Pensamentos sobre o jornalismo no AM

“A trajetória do Jornalismo no Amazonas foi acidentada e rápida, mas conseguimos acompanhar, tanto no nível técnológico quanto a livre expressão”; “Sobre formação do jornalista, não estamos longe (dos outros Estados) e nisso o curso de Jornalismo tem um grande mérito, pois construiu um mercado profissional no Amazonas. É claro que com altos e baixos, mas nos erigimos como categoria profissional apesar das dificuldades”;Com pouco investimento e muito talento, o jornalista pode exercer seu oficio na Internet. Há muitas possibilidades profissionais nesse universo e temos de ocupar este espaço para bem informar”.


Publicidade
Publicidade