Publicidade
Cotidiano
Operação Dínamo VI

Exército deflagra operação para fiscalizar materiais explosivos no território brasileiro

Estão sendo realizados procedimentos de verificação da documentação, das condições de segurança, do controle da produção e estoque, do armazenamento, comercialização e transporte, além da utilização 11/09/2018 às 16:53
Show ex rcito 067522ce c843 4dc3 a682 3e1cd9e98df7
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Exército Brasileiro iniciou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Dínamo VI, que visa intensificar a fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos e correlatos.

Estão sendo realizados procedimentos de verificação da documentação, das condições de segurança, do controle da produção e estoque, do armazenamento, comercialização e transporte, bem como da utilização de explosivos, tudo de acordo com as normas em vigor. A fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados pelo Exército (PCE), observando a necessidade e a conveniência, no decorrer da operação.

A ação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) e conta com a participação de Órgãos de Segurança Pública (OSP) e Agências Governamentais, dos níveis federal, estadual e municipal. Os trabalhos estão sendo realizados em todo país, de maneira simultânea.

Na área da Amazônia Ocidental, que abrange os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, a Operação está sendo conduzida pelo Serviço de Produtos Controlados da 12ª Região Militar (SFPC/12), que fiscalizará 45 empresas durante a Operação.

Dessa forma, serão fiscalizadas todas as empresas que utilizam insumos de explosivos e prestam serviços de detonação e, caso sejam encontradas irregularidades, serão devidamente autuadas. As punições podem ser desde multas simples, até o cancelamento do Registro para utilização de Produtos Controlados pelo Exército.

O trabalho é um esforço conjunto, objetivando contribuir para a segurança da sociedade, preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio, assim como para a prevenção de ilícitos, principalmente com explosivos, e demais produtos controlados.

Publicidade
Publicidade