Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fachin afirma que terá serenidade e firmeza para atuar no Supremo

Com a posse de Fachin, o plenário do STF volta a ter 11 ministros. Ele integrará a Primeira Turma da Corte. Ao tomar posse, o ministro recebeu acervo de 1,4 mil processos 16/06/2015 às 20:25
Show 1
Luiz Edson Fachin toma posse no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal em solenidade no plenário da Corte
Andre Richter – Repórter da Agência Brasil ---

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (16) que terá serenidade e firmeza para cumprir suas funções na Corte. Fachin foi empossado hoje na vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado.

Em entrevista após os cumprimentos dos convidados, o ministro disse que recebeu a alegria e a honra de atuar no Supremo. "Espero ter serenidade e firmeza para cumprir com todos os compromissos da Constituição brasileira e com a esperança que a sociedade brasileira deposita na Justiça”, disse em entrevista à imprensa, após os cumprimentos dos convidados.

Com a posse de Fachin, o plenário do STF volta a ter 11 ministros. Ele integrará a Primeira Turma da Corte. Ao tomar posse, o ministro recebeu acervo de 1,4 mil processos. Um dos primeiros processos de repercussão que Fachin deverá julgar é o que trata das perdas da caderneta de poupança com planos econômicos instituídos nas décadas de 1980 e 1990.

Ontem (15), em conversa com jornalistas, o ministro disse que ainda não decidira sobre sua participação no julgamento. O plenário do Tribunal aguardava a posse do jurista para voltar a discutir a questão, suspensa desde o ano passado.



Publicidade
Publicidade