Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
CAPACITAÇÃO

Faculdade de Manaus promove oficinas de capacitação para imigrantes

A programação na UniNorte iniciou nesta quarta-feira (23), na unidade 6, e vai até o final de novembro. Foco da ação é em turismo e empregabilidade



projeto_04CB9A9E-9854-4241-8DFF-32A370993B0F.jpg Foto: Divulgação
23/10/2019 às 16:38

Alunos e professores da UniNorte iniciaram, nesta semana, uma programação de oficinas de capacitação para imigrantes que vivem em Manaus e que queiram atuar na área do turismo. Com o projeto “Oficinas: Veredas Educativas”, a ideia é promover um verdadeiro passeio pela história do Brasil e do Amazonas, dando subsídios para que possam conhecer mais sobre a região, com foco na empregabilidade.

A programação começou nesta quarta-feira (23), na unidade 6 da UniNorte (na avenida Joaquim Nabuco, 1365, Centro) e vai até o final de novembro.



As oficinas serão promovidas pelos cursos de História e Letras e têm como objetivo inserir os imigrantes na cultura local, além de fornecer informações que possam ajudar aos que desejam trabalhar com turismo. A turma será composta por 50 pessoas, de países como Venezuela, Haiti e Costa do Marfim, todas atendidas pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), entidade que funciona no centro da cidade. Conforme dados do SJMR, cerca de 16 mil imigrantes vivem em Manaus e a maioria saiu de seu país de origem em função de problemas como instabilidade política e econômica.

De acordo com a professora do curso de História da UniNorte, Cristiane Barreto, seis oficinas estão previstas para acontecer até novembro. A primeira, nesta quarta-feira, terá como tema “História do Brasil”, coordenada por ela e alunos do curso. A segunda, denominada “Amazonês”, está marcada para o dia 30 de outubro, com alunos e professores do curso de Letras. “Será uma oficina voltada para a linguagem local, para eles entenderem as gírias do Amazonas e assim se aproximar do público através da comunicação”, diz ela.

No dia 1º de novembro ocorre a oficina “História do Amazonas Colonial”, seguida da palestra “Amazonas na Belle Epoque”. Nos dias 8 e 27 de novembro o tema abordado será “Manaus 350 Anos”. “Serão oficinas para eles conhecerem a história da capital amazonense. Eles terão uma visão geral, focando principalmente nos patrimônios históricos, já que o objetivo é dar subsídios para que se lancem no mercado turístico”, afirmoui. A programação encerra no dia 29 de novembro, com a oficina “Cultura Brasileira”. 

Em todas as datas, as aulas vão ocorrer das 19h às 21h, na sala 6517 da unidade 6, na avenida Joaquim Nabuco. Ainda segundo Cristiane, será concedido certificado de 20 horas pela participação nas oficinas. “O certificado é importante para as entrevistas de emprego. O nosso foco é ajudá-los e mostrar que é possível agregá-los na sociedade, dando oportunidade para que possam trabalhar e sustentar suas famílias”.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.