Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Notícias

Falha no Linhão de Tucuruí causa blecaute de uma hora no Amazonas, nesta quarta-feira (2)

Partes de Manaus e Iranduba, que estão integradas ao SIN, tiveram interrupção no fornecimento de energia elétrica e oscilações da frequência



1.jpg Problema em transformador causou desligamento da usina
02/03/2016 às 14:56

Um blecaute de uma hora atingiu os estados do Amazonas, Pará e Macapá na manhã desta quarta-feira (2). Parte das cidades integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) tiveram interrupção no fornecimento de energia elétrica e/ou oscilação na frequência.

A Linha de Transmissão 500kV Tucuruí-Manaus foi desligada, informou a Eletrobras Distribuição Amazonas em sua página no Facebook. No Amazonas, o desligamento afetou parte das cidades de Manaus e Iranduba.

Na rede social, a Eletrobras informou, sem explicar os motivos, que às 7h24 houve desligamento da linha. O fornecimento, segundo a empresa, foi restabelecido às 8h23, tendo sido 100% normalizando nas duas cidades às 8h40.

O Operador Nacional do SIN (ONS), em nota publicada em seu site, informou que ocorreu um problema em um transformador de corrente da linha de transmissão da empresa Vila do Conde Transmissora de Energia (VCTE) às 8h16, 7h16 no horário de Manaus. "Em consequência, por atuação do sistema de proteção, a usina hidrelétrica de Tucuruí (da Eletrobras/Eletronorte) foi automaticamente desligada, separando uma parte da região Norte do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)", explicou.

Segundo a ONS, houve interrupção de 2.990 MW de carga, sendo de 2.450 MW no Pará, de 400 MW em Manaus e de 140 MW em Macapá. "Em função desta ocorrência, houve oscilação da frequência no SIN, sendo registradas pequenas interrupções de carga em algumas áreas",acrescentou.

"A normalização dos equipamentos, linhas de transmissão e cargas desligadas teve início às 08h40, sendo concluída por volta das 09h50. A reunião para elaboração do Relatório de Análise da Perturbação, com a presença de todos os agentes envolvidos, será realizada no início da próxima semana", informou o ONS, de Brasília.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.