Publicidade
Cotidiano
Notícias

Faltam três dias para o fim da Campanha Nacional contra a Gripe, alerta FVS Amazonas

A vacina está disponível para os seguintes grupos crianças de 6 meses a menores de cinco anos; adultos com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas e trabalhadores da saúde 19/05/2015 às 16:00
Show 1
Indígenas, já representam 20,2% dos vacinados durante a Campanha Nacional Contra a Gripe
acritica.com Manaus, AM

Faltando apenas três dias para o fim da Campanha Nacional contra a Gripe, apenas os municípios Canutama e Itacoatiara, do estado Amazonas alcançaram a meta de 80% de imunização. É o que alerta a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) do Governo do Estado.

Segundo o balanço parcial do Programa de Imunização da FVS-AM, cerca de 437 mil pessoas foram imunizadas no Amazonas, alcançando a cobertura vacinal de 51%. O índice continua sendo superior à média nacional divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), que registra a cobertura vacinal de 30%, em relação à imunização de 14,5 milhões de brasileiros. 

O diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque reforça a recomendação para que, nesta reta final da campanha, as prefeituras do interior do Estado aumentem a mobilização de suas equipes, para o cumprimento da meta pactuada com o Ministério da Saúde.

"É importante salientar que cada prefeitura é responsável pela operacionalização da campanha em seu município e, portanto, precisamos do empenho de todos para alcançar a meta", explica.

Albuquerque salienta ainda, que crianças que irão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez, devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. "Aquelas que já foram imunizadas anteriormente, só há necessidade de uma aplicação. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação".

FVS informa que, além de Presidente Figueiredo que já tem a cobertura vacinal em 72,6%, a lista segue por bons desempenhos pelos municípios de Manaus (71%), Autazes (70,6%), Coari (68%), Carauari (64,28%) e Iranduba (62,2%).

Na análise por grupo prioritário, a cobertura vacinal é liderada pelas puérperas com (74,2%), considerando a população estimada para este grupo prioritário, seguido pelos trabalhadores da saúde (69,3%) idosos (66%), crianças (49,9%), grávidas (49,9%) e indígenas (20,2%).

A Campanha

A estimativa é de que 857.933 mil pessoas sejam imunizadas em todo o Estado durante a campanha. Nesse quantitativo não estão incluídos os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pois não tem meta definida pelo Ministério da Saúde.

A vacina está disponível para os seguintes grupos crianças de 6 meses a menores de cinco anos; adultos com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas e trabalhadores da saúde.

O Ministério da Saúde tem reforçado que a vacinação contra a Influenza é uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Conforme o Ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade