Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
reuters-adriano_machado_3_7C4D8CB9-2362-4921-9FFB-7D3C5E1598EC.jpg
publicidade
publicidade

BRUMADINHO

Família busca por conta própria parente desaparecido em Brumadinho

O cenário é de catástrofe. Foi na beira deste mar de lama que a ação desesperada de uma família chamava a atenção


31/01/2019 às 10:08

Todas as plantações e chácaras que estavam ao lado da Vale, no Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), foram tragadas pela lama no momento em que a Barragem 1 se rompeu, no dia 25. O cenário é de catástrofe. Foi na beira deste mar de lama que a ação desesperada de uma família chamava a atenção.

Vanderson Geraldo da Fonseca, 31 anos, lavrador, buscava o cunhado, Paulo Giovani dos Santos, 40 anos, agricultor, desaparecido desde o dia da tragédia. “A expectativa é só encontrar o corpo para dar um basta. [Encontrá-lo] com vida, a gente não acredita mais.”

Na busca desesperada, parentes usam pás, enxadas e até cavam com as próprias mãos. O motorista Pedro Ferreira dos Santos, 43 anos, é um dos 10 irmãos de Paulo Giovani.       

Paulo Giovani era caseiro de uma chácara que ficava ao lado da Vale. Com o rompimento da barragem de rejeitos, a piscina, a área verde e a casa onde Paulo morava foram arrastados pela lama. Tereza Ferreira do Nascimento, 41 anos, dona de casa, é uma das irmãs de Paulo e também auxiliava nas buscas.

Ela conta, emocionada, da angústia de seguir sem respostas. “Se a gente encontrar o corpo, a gente vai pelo menos fazer o enterro e dar um ponto final na história.”

Genro de Paulo, Gean Carlos Soares, buscava não só o sogro desaparecido, mas também o tio, que trabalhava na Vale. Desde sexta-feira, ele vai até a região em busca de informações. “Só quem tá vendo de perto, viu que estrago que fez aqui. A chance de estar vivo pode descartar.”  

Depois de cinco dias seguidos, Gean conta que seria a última vez que iria até o local.

publicidade
publicidade
Quase 3 meses após tragédia, 32 barragens da Vale estão interditadas
Morre 2º homem atingido por tiros do Exército contra carro de família no Rio
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.