Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
‘PAC em Movimento’

Famílias de comunidade da BR-174 recebem serviços de emissão de documentos

Projeto atendeu mais de 60 pessoas da comunidade Nova Jerusalém do município de Presidente Figueiredo



sejusc_C5A8959E-F399-44A4-AE68-FEFAA597444C.JPG Foto: Divulgação
29/04/2019 às 08:56

Após percorrer aproximadamente 2 mil quilômetros no Estado do Amazonas desde seu lançamento, o projeto “PAC em Movimento”, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), chegou neste domingo (28/4) à comunidade Nova Jerusalém, no Km 179 da rodovia BR-174, no município de Presidente Figueiredo.

Ao todo, 67 pessoas foram atendidas na ação, que contou com emissão de carteiras de identidade (primeira e segunda via), certidões de nascimento e casamento, além de fotos 3x4, reprografia, e demais serviços necessários para solicitar a documentação. O projeto está em sua 12ª edição, tendo percorrido bairros da capital e municípios como Novo Airão, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Alvarães e Autazes, beneficiando mais de 10 mil pessoas e contando também com atendimento exclusivo para indígenas.

A dona de casa Elisângela de Assunção Batista, de 39 anos, mora há três anos na comunidade e conta que, por conta da distância, tem dificuldades para ir até a capital, solicitar documentos. Ela foi até o local da ação em busca da segunda via de RG para ela e para o marido, e da primeira via de RG para o filho de 9 anos. 

“Quando soubemos que o serviço seria oferecido em nossa comunidade, chamei minha família, que precisava de identidade há algum tempo, e separamos tudo o que precisávamos pra ter esses documentos. Com eles, tudo fica mais fácil, como a matrícula na escola das crianças, o atendimento no posto de saúde e até para fazer compras nas lojas”, explica. “Antes eu precisava apresentar um boletim de ocorrência pra justificar a falta de documentos. Não tinha ido até a cidade antes porque temos um grande custo de tempo e dinheiro. Agora ficou mais fácil”.

A secretária da Sejusc, Caroline Braz, comemora os resultados do projeto, que neste fim de semana também oferece serviços no município de Alvarães, onde já atendeu 1.900 pessoas.

“Por meio deste projeto, o Governo do Amazonas está aproximando os serviços da população que mais precisa, daquele cidadão que mora em localidades afastadas e precisa do órgão público”, destaca. “Com a documentação necessária é possível garantir direitos e oferecer cidadania aos amazonenses”.

Creas

Entre os dias 22 e 26 de abril, a equipe do “PAC em Movimento” levou serviços como emissão de documentos para as unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Manaus.

A previsão é que as próximas ações sejam realizadas nos municípios de Maués e Parintins. 

Para solicitar a ação em um município ou comunidade, basta enviar uma solicitação paragab.sec@sejusc.am.gov.br.

*Com informações da assessoria de imprensa da Seap. 

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.